O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) participou na cidade Gavião, situada no Território do Jacuípe, no fim de semana, uma reunião com agricultores rurais onde discutiu os programas luz e água para todos, em especial a viabilidade de instalação de 06 poços artesianos, já perfurados.
Segundo o suplente de vereador Edilson da Silva Cunha (PCdoB), foram perfurados poços artesianos nas comunidades de Cajá, Alagoinhas, Mandacaru, Ipoeira Cavada, Várzea do Laço, Queimadas do meio, Santana e Terra Vermelha. “Nós convidados o deputado aqui para interferir junto a CERB para instalação desses poços que tem vasões variadas”, falou Edilson.
Com a pauta focada na melhoria da vida do homem do campo, Edilson disse ao deputado que a CERB tem resistido em instalar poços, cuja água seja para os animais e a maioria deles são salobra, mais que atenda ao consumo animal e até mesmo humano num momento extremo de estiagem com vivi o município.
Ao falar durante a reunião a vice-prefeita Maria Luiza Moura, chamou atenção para a presença de Daniel Almeida, pois, há mais de 30 anos militando na política, não se lembra de ter visto um deputado discutindo problemas do município distante do período eleitoral no estado, ou seja, ela quis se referir a presença do parlamentar fora do período de sua campanha. Ao frisar bem a presença de Daniel, Bile, como é conhecida, disse que vê ação urgente, pois o problema da falta d’água para os animais, principalmente, é muito grande e não pode pensar apenas nos homens, pois a agricultura familiar e força da criação dos pequenos animais é quem movimenta a economia municipal. “Hoje quem tem salvado os animais foi um caminhão que a Prefeitura adquiriu, mas é pouco, pois a necessidade é bem maior”, desabafou a veterana politica.
O secretário de administração do município Laurindo Nazário disse que no município não existe água boa para o consumo humano e por muitos anos a sede do município e uma pequena extensão rural que atende as comunidades de Cabaça e Varginha vem sendo atendida pela adutora de São José, cuja água tem um alto índice de insalubridade. “Ai se não existisse esta água”, desabafou o secretário.
Laurindo disse ao deputado que existe um projeto em fase de estudo, no valor de aproximadamente, R$ 900 mil, para construção de uma adutora que irá beneficiar 400 famílias e que deverá ficar pronta, coincidentemente, quando estiver em ação a nova adutora com a distribuição da água da barragem de Pedras Alta. “Foram 11 anos sem construir um só metro de extensão de rede de água. Encontramos o município num tremendo atraso e estamos correndo para mudar esta realidade”, disse Nazário.
O presidente da Câmara de Vereadores, Júlio de Souza Silva (PCdoB), acredita que o deputado Daniel Almeida possa ajudar o município neste momento, pois, apensar de não haver recebido seu apoio, sempre foi bem atendido e todos os pleitos foram encaminhados e trabalhados para serem resolvidos. Sobre o programa Luz para Todos, Juninho, como é conhecido o novo comunista,disse que seis projetos vão beneficiar as famílias das Comunidades de Urucu, Conforto, Queimadas do Meio, Patos, Lagoa Dourada, Palmatorio, Facheiro e Passagens, estão aprovados, requer apenas acompanhamento para serem logo executadas. “Quando a prefeita Benvinda assumiu a gestão em 2008, o município tinha apenas 30% da sua área beneficiada com eletrificação, ou seja, só havia energia elétrica em seis comunidades. Com disse a pouco Laurindo, encontramos o município num atraso terrível em todas as áreas”, revelou.
Sobre o deputado Daniel Almeida, que obteve 125 votos na eleição de 2010, Juninho lembrou que após o pleito eleitoral já esteve no município participando de inauguração de projeto de eletrificação e volta para assumir compromissos de caminhar juntos para resolver problemas ligados à água e energia.
O prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Novato, testemunhou o bom trabalho que Daniel Almeida tem feito no município de Capela do Alto Alegre, dando orgulho à comunidade em tê-lo como representante. “Ele é destaque entre os deputados do Congresso Nacional e é natural da nossa região, nasceu próximo a Serra do Jacaré, em Várzea da Roça”, lembrou Dr. Nei, como é conhecido.
Sobre energia rural, o chefe do executivo de Capela do Alto Alegre, disse que o esforço do deputado Daniel Almeida, quando se refere a projetos, extrapola fronteira e um exemplo disse foi o projeto de eletrificação rural executado pelo município de Capela e que atenção muitas famílias da Comunidade de Mateus, que pertence a Gavião e fica na divisa. “Estou convencido da lógica territorial e o clamor das comunidades dever ouvido em qualquer município. Dai o êxito da lógica territorial”, concluiu.
Daniel e a construção de uma sociedade igualitária – Após ouvir atentamente todos os pronunciamentos e as diversas interferências dos agricultores, o deputado Daniel Almeida garantiu marcar uma audiência na CERB e discutir caso a caso, principalmente no atendimento a pleito de encontra água para o consumo animal. “Faremos isto com urgência”, garantiu o parlamentar.
“Nosso desejo é a construção de uma sociedade de homens e mulheres com oportunidades iguais”, afirmou Almeida. Sobre o programa Luz para todos, ele explicou com funciona, sendo que preço médio para atendimento por casa é de R$ 10.500 e o programa foi estendido até 2014.
O parlamentar deixou claro que tudo na vida tem que há critérios e eles devem ser respeitados e dentro destes são discutidos com autoridades competentes e externou seu empenho, pois estas ações fazem parte do Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil sem Miséria”, lançado no Nordeste pela presidente Dilma Rousseff no mês de julho e garantiu se esforçar junto os programas Água para Todos e o Luz para Todos visando garantir a agricultura familiar e consequentemente à melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. “Nós ajudamos a implantar estes programas que tenho acompanhado desde o inicio”, concluiu Almeida.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Adimário Reis