Durante uma solenidade realizada na manhã de sábado (17), no auditório do CENOS, na cidade de Santaluz, o prefeito Joselito Carneiro de Araújo Júnior (PSD), entregou 100 bicicletas do programa Caminho da Escola e 25 projetores multimídia ProInfro, ou seja, um equipamento que reúne computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Segundo Júnior do Max, como é conhecido o prefeito, o grande desafio neste segundo mandato era montar uma equipe motivada e se esforçasse para seu projeto de construção de um município cada vez melhor e disse está satisfeito com sua atual equipe.
Ao entregar à primeira bicicleta a aluna Lucrécia Oliveira, estudante residente na zona rural do Distrito do Pereira, Júnior falou sobre as dificuldades que enfrentam alguns alunos para chegar à escola, principalmente pela distância da sua residência ao ponto do ônibus escolar. “Reconheço este sacrifício para muitos alunos e boa parte deles precisa acordar ainda de madrugada e percorrer quilômetros a pé, já que muitos caminhos nas áreas rurais ficam distantes das estradas principais por onde passam diariamente os ônibus e nós estamos nos esforçando para fazer cada vez melhor”, afirmou o prefeito.
“Nós estamos avançando na educação e com esta ação da entrega das bicicletas já podemos alterar esse quadro e facilitar a vida destes 100 estudantes que foram selecionados após uma pesquisa e para isso aderimos ao registro de preços promovido pelo FNDE para a compra destas bicicletas escolares de aros 20 e 26, por meio do programa Caminho da Escola”, lembrou o prefeito.
Júnior disse também que vem investindo na qualificação profissional dos funcionários do setor de educação e estar reformando todas as escolas do município num investimento equivalente a um milhão de reais. “Só não conclui este trabalho ainda por falta de pedreiro na região”, justificou o chefe do executivo.
A secretária de educação, Maria Aparecida Rodrigues César, falou ao CN que outra vantagem das bicicletas é o impacto zero sobre o meio ambiente e ainda vai ajudar os estudantes a terem uma atividade física saudável”. Segundo ela, a bicicleta escolar tem especificações que lhe garantem resistência maior que a das bicicletas comuns, como o quadro reforçado e a iniciativa faz parte da ação da Prefeitura que tem como foco melhorar mais ainda a qualidade do ensino da rede municipal, quando são dadas as condições para que os estudantes cheguem à escola.
Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar tem quadro reforçado, selim anatômico, pára-lamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.
A professora Cida (E), como é chamada a secretária, fez a entrega pessoalmente aos 25 responsáveis pelas escolas e núcleos do Projetor Multimídia ProInfo, um equipamento que reúne em um só: computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. “É um aparelho desenvolvido pelo Ministério da Educação, para atender ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC”, lembrou a secretária.
A primeira a receber o equipamento foi a Escola Municipal Antonio Novasco da Silva, da região do Pereira, através da diretora Rozana de Matos Xavier. “Com este Projetor Multimídia ProInfo os professores terão maiores possibilidades de inserir a tecnologia ao dia-a-dia do seu fazer pedagógico. O aparelho é leve, compacto e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares e permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede”, festejou a professora Rozana de Matos.
Presente ao ato, o padre Théo, vigário da Paróquia de Santa Luzia, disse que recentemente, acompanhado do Bispo Dom Ottorino Assolari, numa visita pastoral, esteve visitando todas as escolas do município e destacou a qualidade do patrimônio e reconheceu os investimentos sociais realizados pela Prefeitura. “Testemunhei a melhoria das escolas, a melhoria na infraestrutura, porém há sempre mais para se fazer pela educação e é necessário investir na capacidade do professor”, concluiu.
Depois do ato foi realizado um desfile pelas ruas do centra da cidade com os alunos beneficiados com as bicicletas e foram apresentados os sete ônibus escolares adquiridos com recursos do Ministério da Educação, através do programa Caminho da Escola com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), somada a uma contrapartida da prefeitura, totalmente padronizado para o transporte de alunos, incluindo adaptação para cadeirante e toda segurança necessária e exigida pela legislação para transporte escolar.
O objetivo do programa Caminho da Escola, gerenciado pelo FNDE, é garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica, principalmente da zona rural.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas