De olho na eleição de prefeitos e vereadores em 2012, o PT está promovendo um ciclo de encontros regionais visando colher subsídios e montar uma estratégia de campanha capaz de ampliar seus quadros no próximo pleito. E um evento desta natureza aconteceu na tarde de domingo,22, em Tucano.
O encontro reuniu cerca de 400 pessoas, com delegações dos municípios de Quijingue, Euclides da Cunha, Monte Santo, Cansanção, Nordestina, Teofilândia, Araci e Ribeira do Pombal, para discutir as estratégias e diretrizes para as eleições do executivo e legislativo nestas comunidades. O evento foi organizado pelo diretório Municipal do PT de Tucano e aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.
Para a presidente do PT de Tucano, Maria de Jesus Santos, o evento mostrou que é possível a mudança em todos os municípios e lembrou que neste período eleitoral o povo se aproveita do candidato e vice e versa. Maria Baixinha, como é conhecida a petista, ficou satisfeita com o encontro, avaliou de forma positiva as questões que foram debatidas e disse ao CN que o partido vai apresentar candidatura própria e o nome do médico e advogado, Igor Moreira Nunes, está sendo citado para pré-candidato a prefeito.
Ao finalizar seu pronunciamento, a petista chamou atenção da militância para realizar um trabalho de conscientização dos eleitores, pois o processo eleitoral é o momento mais importante para democracia e as consequências causadas pela escolha de péssimos gestores prejudica por quatro anos a vida de quem votou e de quem não votou. “Infelizmente nos últimos anos estão sendo escolhidas pessoas contrárias as nossas idéias e desta vez, falando em especial ao meu município, Tucano necessita viver um momento novo e vamos nos unir para mudar esta realidade”, concluiu Maria de Jesus.
Para o médico e advogado, pré-candidato a prefeito de Tucano, Igor Moreira Nunes, 30 anos, já é tempo do município conhecer o modo petista de governar que vem mudando o Brasil, a Bahia e necessita urgentemente mudar Tucano. “Estou disposto a me lançar candidato, pois tenho um projeto de sustentabilidade e geração de emprego e renda. Acredito que agora é vez do PT governar Tucano, pois o município está no limite de tolerância em todas as áreas, desde a questão ambiental podemos citar o grave problema do Rio Itapicuru, que necessita ser revitalizado, o nosso pólo turístico está agonizando, a feira-livre dos sábados praticamente acabou e há uma necessidade de mudança desta realidade, pois nosso município já foi referência e hoje agoniza”, desabafou o médico.
“Não estou fazendo nada forçado, e sim, por amor ao próximo, principalmente aquelas pessoas que necessitam do poder público de Tucano” afirmou Dr. Igor, como é conhecido. Ao finalizar seu pronunciamento, ele fez um apelo à militância para realizarem realmente o trabalho de conscientização e mostrar aos eleitores que eles têm que escolher o candidato, não pelo dinheiro e sim pelo que tenha de projetos que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas para sempre e não de forma momentânea. “Acredito que a verdadeira mudança em Tucano vai acontecer agora em 2012 e repito, agora é vez do PT”, concluiu.
Tucano foi criado pela Lei nº. 51 de 23 de março de 1837 está situado na região nordeste do estado da Bahia e segundo o deputado federal Emiliano José, o momento é de mudança e tem a convicção que Dr. Igor, pessoa que o conhece desde criança, está preparado para ser prefeito e colocar em práticas os projetos de mudanças que Lula implantou no Brasil, Dilma está continuando e Wagner na Bahia. Em todas as áreas percebemos que a vida do povo melhorou, principalmente com os projetos sociais que vem gerando emprego e renda.
O parlamentar durante quarenta minutos deu uma “aula” sobre política e recomendou aos pré-candidatos a prefeitos que ali estavam que atraíssem outros partidos para coligação e em Tucano “estamos caminhando para isto e o PCdoB, que é um partido que comungamos com as mesmas idéias, está aqui presente, representado por José Orlando, que veio em nome do presidente da legenda na Bahia, deputado Daniel Almeida e poderá ser nosso companheiro nesta caminhada de transformação”, ressaltou Emiliano José.
Emiliano destacou ainda a importância da juventude nessa caminhada e disse ao público presente que a realidade do país, do estado e da cidade, é feita pelo povo, a exemplo de 2002 quando resolveu que tinha que mudar realidade do Brasil e colocou um operário e nordestino para dirigir seus destinos, elegendo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o deputado, o povo tem que colocar um jovem para administrar Tucano com projeto político de transformação, pois a política é missão e quem quer participar dela tem que ter dedicação a coisa pública.
Para o parlamentar, a eleição do município é essencial para vida do povo e citou os exemplos de Vitória de Conquistas e Pintadas, que são administradas há 16 anos pelo PT e as pessoas mudaram a vida e os recursos das Prefeituras são aplicados corretamente e está dando para fazer muita coisa. “Antes de decidir ser candidato a prefeito, aquele que se propõe a isto tem que ter projeto e debater com as comunidades, pois as eleições mexe com a vida do povo e todos devem se envolver, não é apenas o candidato que se elege e sim todos que querem o bem de sua terra”, concluiu.
A deputada estadual Fátima Nunes, disse que o povo tem que vivenciar todos os dias de forma organizada lutando pelos seus interesses, pois os grandes se organizam a todo instante.
Segundo Fátima, os nomes dos pré-candidatos deverem ser colocados nas ruas e a missão de cada um é lutar “só teremos a vitória se comprarmos as estrelas, colocar nas portas das casas, nos carros e no peito como forma de divulgar que agora é a hora do PT.
Para José Paulo Crisóstomo, presidente Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (CONFESOL), é realmente chegado o momento de mudança em todos os municípios, pois o estado vive um tempo novo com o governador Jaques Wagner fazendo um trabalho extraordinário.
“Antes o dinheiro não dava para nada e agora, este mesmo dinheiro dá para tudo e ações do governo vem melhorar a vida das pessoas e precisamos passar esta esperança com o surgimento de nomes que estão se propondo a serem candidatos prefeitos e vereadores e vamos experimentar o jeito petista de governar em todos estes municípios”, falou Zé Paulo, como é conhecido o líder cooperativista.
Os pré-candidatos, Igor Nunes (Tucano) Adriano Araújo (Teofilândia), Isidoro Pereira de Menezes (Cansanção), Rivail César Andrade (Nordestina) e Evaristo Rodrigues de Lima (Monte Santo), ouviram atentamente o pronunciamento do parlamentar e foram apresentados durante o ato.
Para Rivaldo César, mais conhecido por Rivinha, a militância é o patrimônio mais valioso do PT e mesmo estando a pouco tempo no partido já constatou esta verdade.
O artista Jonas Terra, apresentou a peça “A disputa eleitoral, de Jessier Quirino”. Assista na TV Calila apresentação de. Jessier Quirino e o Ano Eleitoral.
Por: Valdemí de Assis / Fotos Raimundo Mascarenhas