O projeto Despertar do Silêncio em parceria com o setor de visão subnormal do departamento de oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo realizou neste ultimo sábado (30/06) o 1º Seminário na Bahia de baixa visão com o tema “Educação sem limites: ampliando a visão do professor na educação de crianças com baixa visão”.
O evento teve apoio internacional do instituto Lavelle Foud For Blind-EUA, também pelo programa Perkins de Massachusetts-EUA; O seminário aconteceu na Universidade do Estado da Bahia- UNEB Campus XI em Serrinha e contou com o apoio da secretaria municipal de Educação de Serrinha e a parceria da Prefeitura da mesma,da Direc 12 e do governo estadual; Foram escritos 211 pessoas entre docentes e discentes de diversas cidades como Água Fria, Biritinga , Araci, Barrocas, Conceição do Coité, Irará, Lamarão , Riachão do Jacuípe Santa Inês, Santa Luz, Serrinha, Teofilândia , esteve presente professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB.
No evento marcaram presença o Prefeito de Serrinha Osni Cardoso e José Jivaldo Oliveira de Jesus diretor da DIREC 12 ambos parceiros no evento, Jorge Gonçalves Presidente da câmara municipal de Serrinha, Elivânia Andrade Diretora da UNEB Campus XI,Danilo Ramos Professor do Colégio Estadual de Bandiaçu e as palestrantes Ana Lúcia Pascali e Luciana Pinto representantes da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. .
O evento teve abertura às 08:00h com a Doutora Ana Lucia P. Rago Fisioterapeuta e Psicopedagoga e a Dr. Luciana P. Cardoso Fisioterapeuta especializada em educação de crianças com deficiências múltiplas ambas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Na oportunidade foi apresentado o projeto Educação à vista meio utilizado pela entidade para disseminar entre os agentes educacionais a problemática da baixa visão. Foram debatidos outros sub temas como Anatomia e Fisiologia do sistema visual, Deficiência de baixa visão, cegueira e deficiência múltipla, principais sinais e sintomas entre outros.
No final do seminário foram dados livros com todos os conteúdos ministrados e esses livros ainda foram doados para outras instituições não presentes para os leitores adquirirem mais informações sobre o assunto.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS uma pessoa com baixa visão é: “aquela que possui uma deficiência da função visual, mesmo após tratamento ou correção do erro refrativo tem uma acuidade visual menor que 6/18 ou 20/60 no melhor olho a percepção de luz; ou um campo visual menor que 10º a partir do ponto de fixação…”
Para mais informações procurem o seu oftalmologista ou entrem em contato com a Santa Casa de Misericórdia pelo e-mail: [email protected] ou pelo: (55) 11 2176-5950
O projeto Despertar do Silêncio surgiu a partir de Marli Santos uma das idealizadoras do seminário e presidente do projeto que percebendo a necessidade de sua filha Deise Mota que é deficiente auditiva começou a batalhar pela causa da Inclusão social na sociedade e problemas comuns que a maioria sabem da existência, porém não se preocupam e o despertar do silencio visa um desenvolvimento da ação na pratica; O projeto já existe a 6 anos sem financiamento algum a não ser dos voluntários que ajudam e colaboram como podem como por exemplo o vereador Danilo Ramos e a diretora do Colégio Estadual de Bandiaçu Luzimere das Mercês sempre apoiando entre outros colaboradores.
Informações: Ascom do Despertar do Silêncio Dalney Telles