Esta quinta-feira, 05, foi bastante concorrida para candidatos e a assessores jurídicos realizarem junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE os pedidos de registro de candidatura dos partidos e coligações que concorrerão as eleições municípais de 7 de outubro. Os pedidos foram entregues dentro do prazo ao Cartório Eleitoral da 132ª Zona Eleitoral de Conceição do Coité, tanto da coligação encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) quanto a do Partido Progressista (PP) que podiam fazer a entrega até às 19h.
O primeiro pedido de registro foi feito pelo PT / PMDB e compareceu ao cartório o candidato a prefeito Assis do PT acompanhado do candidato a vice Alex da Piatã (PMDB) assessorados pelos advogados Lopes Junior e Fagner Ferreira. Ambos chegaram ao cartório às 17h30 e resolveram entregar a documentação juntos, segundo os candidatos, para desmentir boatos que Alex não seria registrado para concorrer à vice.
Duas coligações foram registradas na proporcional e estarão juntas na majoritária, no total de 56 registros para candidatura a vereador, sendo 27 pelo PMDB, 2 PHS e 1 PTdoB. A outra registrou 24 candidatos pelo PT, 1 PSB, 1 PCdoB. O PV também faz parte da coligação, mas não lançará candidato. As duas coligações levam a mesma frase “ Pra Mudar Coité”.
Por volta das 18h45 cerca de 35 candidatos a vereador dos partidos coligados ao PP e PSD, acompanhado do candidato a vice Deraldo Ramos, do advogado Eustórgio Resedá e assessores chegaram ao cartório para formalizar os pedidos de registro de candidatura.Alguns candidatos não chegaram a tempo de encontrar o portão aberto e ficaram do lado de fora, mas não tiveram nenhum prejuízo, pois os documentos já havia sido entregues pelo jurídico.O prefeito e candidato a reeleição Renato Souza não esteve no cartório e também não teve nenhum prejuízo por isso.
A candidatura de Deraldo Ramos (foto) na vice de Renato também foi assunto na cidade. Informações davam conta que ele não seria candidato a reeleição, a presença dele no cartório provou que não passou de boatos.
A Coligação “Coité em Primeiro Lugar” vai para a disputa com dez partidos, PP, PSD, DEM, PSDB, PRB, PPS, PSDC, PSC, PDT e PTB com Renato e Deraldo e mais de cinquenta candidatos a vereador que se dividirão em três coligações na proporcional e se coligarão na majoritária.
PP 10 candidatos, PSDB 1, DEM 2.
PPS 5, PSC 6, PTB 4.
PSD 12, PSDC 5, PRB 5.
Somente o PDT não lançou candidato.
Com problemas técnicos no sistema de candidaturas – CAND as serventuárias do Cartório sob a responsabilidade da chefe do setor Adriana Lima Velame Branco, recebeu os pedidos de forma manual . Ela atendeu a orientação da Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia desembargadora Sara Silva de Brito, ressaltando que não deveria ser fornecido qualquer número de protocolo ao pedido, pois este será posteriormente gerado pelo CAND assim que o sistema volte a funcionar normalmente.
A campanha politica está liberada a partir desta sexta-feira.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas