O técnico da EBDA de Conceição do Coité, Antônio Aguinaldo de Araújo recebe, nesta quarta-feira (18), os pesquisadores mexicanos Neftali Uchoa Alejo e Rafael Ramírez Malagón para conhecerem duas Unidades Técnicas Didáticas (UTDs) – uma de sisal híbrido e outra de sisal Agave-Sisalana. A visita vai acontecer em propriedades situadas no distrito de Salgadália, em Conceição do Coité.
A atividade faz parte de uma parceria da EBDA com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de Cruz das Almas, que está promovendo um curso teórico e prático sobre técnicas de micropropagação de espécies de Agave, com foco no Agave-Sisalana, nome científico do sisal. De acordo com a engenheira agrônoma da EBDA, Kátia Cristina Magalhães Abreu, as mudas produzidas serão distribuídas na região sisaleira da Bahia.
Aproximadamente 15 pessoas serão orientadas sobre a implantação de sistema de micropropagação por cultura de tecidos de plantas de sisal. Como parte da programação do curso, o técnico da EBDA, Antônio Aguinaldo de Araújo, mostrará as UTDs de sisal aos participantes do curso, em visita de campo. “Os alunos terão a oportunidade de conhecerem de perto o sistema de cultivo do sisal”, disse o técnico.
A capacitação está voltada para professores, pesquisadores e bolsistas da Universidade. No entanto, a engenheira agrônoma da EBDA, Kátia Cristina Magalhães Abreu, participará como aluna. “O treinamento vai ser importante para promover o desenvolvimento da cultura do sisal na região”, afirmou a técnica da EBDA.