Após a diplomação que aconteceu em Monte Santo, o prefeito Ranulfo Gomes foi recebido com uma carreata na entrada cidade de Cansanção e depois de percorrer as principais ruas da cidade, sendo bastante aplaudido ao longo do trajeto, o clima de festa tomou conta da praça principal, onde os correligionários do PMDB e partidos coligados reuniram-se para comemoração com as músicas que embalaram a campanha e muitos fogos de artifícios.
Proferindo um novo discurso, Ranulfo Gomes voltou a falar sobre o pagamento dos funcionários e a reativação do hospital, que serão prioridades nestes vintes e quatro meses do primeiro mandato. Ele também pediu a compreensão dos munícipes, pois sabe que o tempo é curto, irá fazer uma auditória assim que tomar posse e declarou que seu projeto é de seis anos. “Depois, nós vamos festejar juntos esta nova fase da história, pois eles (oposição), não vão voltar nunca mais a governar nosso município”, afirmou Gomes.
Zé Galego na caminhonete – Um dos mais empolgados integrantes na carroceria da caminhonete que transportava o Ranulfo e Paulinho era o suplente de vereador Ronivaldo de Almeida (PSL), conhecido por Zé Galego (de óculos). Cigano de origem, ele assumiu o mandato assim que Rivaldo Pereira se afastou para interinamente administrar a prefeitura. Após o pleito eleitoral do dia 05, houve um desentendimento com os Democratas e o Cigano procurou o prefeito eleito, firmando compromisso de apoio ao mandato que se inicia em primeiro de janeiro.
Eleição da câmara – Outro assunto comentado durante a festa de diplomação, foi à eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores que acontecerá na quarta-feira (15). A chapa apoiada pelo prefeito Ranulfo Gomes já foi formada e registrada pelos vereadores Vivaldo Ferreira da Silva (PTN), conhecido por Ví do Canário (presidente), Genivaldo Moura de Oliveira (PDT), (vice-presidente), Aderlândio Souza de Santana (PT), (1º Secretário) e José Barbosa Ribeiro (PT), (2º secretário), só falta um voto para obter a vitória. O vereador Celirio de Araújo Damasceno vem sendo “paquerado” pelos pmdebistas que vão assumir o poder. A preocupação das pessoas que estão fazendo esta articulação é que Ciliro está sendo difícil de ser encontrado.
O ato de diplomação
Foram diplomados, na manhã de segunda-feira (13), em solenidade realizada no Fórum da Comarca de Monte Santo, o prefeito Ranulfo Gomes (PMDB) e o vice-Prefeito Paulo Henrique (PRB) do município de Cansanção. Os dois foram eleitos com 9.399 votos na eleição suplementar que ocorreram no dia 05 de dezembro. A solenidade de diplomação foi presidida pelo Juiz Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral, Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra, e contou com a presença da representante do Ministério Público Eleitoral, Mônia Lopes de Souza e do deputado eleito Edvan Fernandes de Almeida (PSC), conhecido por Vando. Aproximadamente cem pessoas, a maioria residentes e eleitores de Cansanção lotaram o salão nobre do Fórum. (VEJA AS FOTOS)
O Juiz Vitor Manoel destacou a grande responsabilidade daquele momento e lembrou que o prefeito diplomado deve cumprir com as suas promessas de campanha, pois os votos que recebeu não era uma carta assinada em branco. Falou também que a caminhada foi difícil até chegar aquele momento e do sucesso do processo eleitoral que aconteceu dentro das normalidades. “Que a democracia se reforce em Cansanção”, concluiu o magistrado.
Ranulfo Gomes começou seu pronunciamento parabenizando o trabalho da justiça e considerou como momento “impar” que vive o município. Colocando-se com divisor d’águas, Gomes foi bastante aplaudido quando falou que a história do município será contada em duas fases: antes e depois da sua gestão.
Relação final das eleições – Outro fato que chamou atenção dos presentes foi a divulgação nominal dos votos da eleição de domingo (05) e um comparativo com a eleição de 2008.
Por: Valdemí de Assis fotos: Raimundo Mascarenhas