A cidade de São Gonçalo dos Campos realizou na sexta-feira (14) a “1ª Caminhada Pela Paz”. A mobilização reuniu cerca de duas mil pessoas que foram às ruas se mobilizar em busca de mais paz e fraternidade no município.
A multidão saiu às 20h das imediações da Associação Pitubinha, passou pela praça central e aglomerou-se em frente à igreja da matriz onde, por volta das 22h, houve a dispersão.
A caminhada foi iniciada com oração universal, o “Pai nosso” e um momento de meditação mediado pelo líder evangélico e pastor Irmão Edinho. Durante todo o percurso, palavras de conscientização e músicas temáticas estimularam a reflexão.
“Um momento importante como este eu nunca vi aqui em São Gonçalo. Do jeito que se vive com tantos crimes e tanta falta de amor, uma caminhada como essa serve pra mostrar que o município não suporta mais tanta violência”, disse a atendente Marta dos Santos.
Com bandeiras brancas, simbolizando a paz e o amor, famílias inteiras se juntaram ao movimento. Das janelas mães acenavam e se emocionavam com a grande mobilização que contagiou toda cidade. Caravanas de vários distritos de São Gonçalo juntaram-se a população do centro formando um verdadeiro tapete branco que percorreu diversas ruas e avenidas.
“Nosso município precisa de políticas sérias que dê oportunidades aos jovens para que as mães não percam mais seus filhos para as drogas. A quantidade de gente nessa caminhada mostra que as pessoas querem mudanças e precisam de dias melhores”, disse o vice prefeito local, Carlos Germano.
Da redação / Fotos: Larissa Medrado/ Divulgação