O fato de tal instituto ter registrado pesquisa de intenção de votos no Tribunal Superior Eleitoral – TSE já causava um forte impacto,não importava qual empresa realizasse a coleta de informações, pois os resultados poderiam ser expostos na mídia.
Assim pôde ser visto em blog, sites e jornais, inclusive no CN, que antes de divulgar as pesquisas acessava o Site do TSE para verificar se realmente existia o pedido de registro. Todas que divulgamos estavam realmente registradas inclusive com todo o material usado nas entrevistas, quantidade de pessoas entrevistadas, faixa etária, localidades, período de coleta e etc. Porém não era visto os resultados, ou seja, cada empresa que realizava pesquisa havia feito um contrato com alguma pessoa que desejava saber como estava um determinado candidato, caso fosse de interesse em divulgar os resultados na mídia ela fazia o registro caso contrario servia de material de discussão nas reuniões de assessorias.
O problema é que um resultado favorável a um determinado candidato influencia demais numa campanha, principalmente se for uma disputa acirrada e o numero de indecisos for muito grande. Nos territórios do Sisal e Jacuípe onde o CN cobre os acontecimentos in loco, e onde está a maioria dos internautas que acompanham o trabalho do Calila, varias assessorias enviaram pesquisas para serem divulgadas e agora resolvemos apresentar os resultados para o internauta avaliar.
Os institutos IBOPE, Data Folha, Sensus CNT e outras já consagradas nacionalmente, tomando como base resultados de intenções de votos para presidente, geralmente apontam diferença nos números, ou seja se Dilma estivesse na liderança ela apareceria na frente nos três institutos, mas as empresas que realizaram as pesquisas nas cidades não mostraram essa realidade, uma empresa apontava vitória de um candidato e outra empresa trazia o oposto.(Veja alguns exemplos)
Capela do Alto Alegre – Dr. Nei lidera, com 50,3% de intenções de votos, segundo pesquisa do E-Qualip
Em segundo lugar aparece o petebista Ney do Banco, com 45,2%. Resultado final. Ney do Banco eleito com 52,22% e Dr Nei 47,78%, praticamente aconteceu inverção no resultado.
Pesquisa em Riachão do Jacuípe mostra Drª Gleide na liderança
O Instituto de Estudos e Pesquisas e Desenvolvimento Municipal divulgou pesquisa de intenção de votos no município de Riachão do Jacuípe que mostra Drª Gleide (PCdoB) na liderança com 53,2% dos votos contra 42,8 da segunda colocada Tânia Matos (PDT).
Resultado nas urnas – Tânia Matos obteve 55,32% (eleita) e Gleide ficou com 44,06%, um cenário totalmente inverso.
Ainda em Riachão do Jacuípe, a Pesquisa BRAPEG apontava a liderança do PDT. De acordo com o levantamento, Tânia Matos tinha 54,05% contra a segunda colocada Dra. Gleide (PCdoB) 41,76%, esta bateu certo, ficou dentro da margem de erro bastante pequena.
São Domingos: Pesquisa aponta Bando (PT) na frente
A DR8 Consulta e Assessoria divulga pesquisa da corrida Eleitoral de São Domingos e aponta o candidato do Partido dos Trabalhadores Hidelbrando Carneiro (Bando) na frente das intenções de votos, com 49% contra 46% do candidato Domingos Nafitel (PP).
A disputa realmente foi acirrada, mas Nafitel que teria 46% venceu com 51,92% e Bando que tinha 49% perdeu com 48,08%. Nesta pesquisa tinha 5% indecisos. Pode ter havido uma inversão nos resultados ou mesmo os indecisos optarem por Nafitel e mudar o quadro. A margem de erro era de 3% neste caso seria para menos, o que resultou na vitória de Nafitel.
Serrinha –
O levantamento feito pela empresa E-Qualip, Osni estava na dianteira com 46,4%, Adriano aparecia com 24,4%, Lulu 2,4%, Batista da Sorveteria com 0,4 e Beto da Mineração 0,4,indecisos são 24,6%, nulo ou branco 1,4. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos.
Osni foi eleito com uma margem muito grande em relação à pesquisa,59,36% enquanto o segundo lugar também subiu de 24,4% para 34,92%.Como apontava mais de 24% de indecisos possivelmente teriam optado por Osni o que resultou na crescente votação.
Santaluz – Zenonzinho lidera com 46,67% segundo pesquisa do Instituto Compet
Segundo pesquisa divulgada o candidato Zenon Nunes (PSD) lidera a corrida. Zenonzinho, como é conhecido, aparece na consulta estimulada – quando são oferecidos os nomes dos postulantes aos entrevistados – com 46,67% das intenções de votos. Logo em seguida aparece o prefeiturável Joelcio Martins da Silva (PMDB) com 39,17% das intenções. José Hamilton (PT) tem 3,83%. Votos brancos e nulos são 1,5%. Não sabem ou não responderam 3,50%. Os indecisos somam 5,33%.
O instituto COMPET viria a ser bastante criticado e acusado de fraude em outras pesquisas pela assessoria do candidato do PMDB que fez xerox dos resultados. Ao final acertou na vitória do candidato do PSD, mas não acertou nos números. Resultado das urnas: 49,45% Zenonzinho 48,19% Joelcinho (diferença 1,26%) 2,36% Zé Hamilton.
Quijingue –
O Petista Almirinho lidera a disputa pela prefeitura da cidade, com 51,2% das intenções de voto, aponta pesquisa realizada pelo instituto Gasparetto. O PSDista Nininho Góis aparece com 41,4%. Os que não quiseram responder somam 5,9% e nulos 1,4%.
O resultado final realmente deu a vitória a Almirinho com 51,69% números reais, mas a pesquisa rebaixou Nininho Góis que aparecia com 41,04% mas depois de apurada as urnas, notou-se uma disputa acirrada, Nininho obteve 48,31, para chegar a essa soma precisaria de todos os indecisos, os brancos e nulos.
Nininho também teve uma pesquisa divulgada pelo Tecno Dados que apontava sua vitória. Ele teria 51,10% contra 45,50% de Almirinho. 3,40% não sabiam nem opinavam.
Zé Valdo lidera a disputa pela Prefeitura de Monte Santo – Ba, segundo pesquisa Tecno Dados
O resultado da pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Monte Santo, nordeste da Bahia, realizada pela TECNODADOS, realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, o resultado aponta a liderança do candidato Zevaldo (PSC), com 47,4% das intenções de voto, seguido por Jorge Andrade (PP), que tem 42,8%. Os candidatos Evaristo (PT) e Doutor José Rudival (PSOL) têm 2,8% e 0,8% das menções, respectivamente.
Jorge Andrade (PP) lidera pesquisa em Monte Santo
Uma pesquisa eleitoral realizada pela Consultoria, Marketing, Pesquisas e Treinamentos (Compet) aponta vantagem de Jorge Andrade (PP) no município de Monte Santo, no Território do Sisal. No levantamento estimulado, quando o nome dos postulantes é divulgado, o pepista tem 51,5% das intenções de voto. Em seguida vem Zé Valdo (PSC), com 38,3%; Evaristo (PT), com 1,2%, e Dr. José Rudival (PSOL), com 1,%. Brancos e nulos somam 1,3%, 5,8% ainda não decidiram em quem votar e 0,9% declararam que não escolherão nenhum dos candidatos.
Resultado nas urnas – Jorge Andrade eleito com 52,52 % o segundo Zé Valdo com 41,44%, Evaristo 2,58% e José Rudival 0,49%.
Nota-se que Jorge Andrade venceu dentro da expectativa da pesquisa encomendada pela sua assessoria, porém rebaixou o resultado de Zé Valdo, que aparece com 38,3% e nas urnas foi 41,44%, se a margem de erro está entre 3 e 4% está correta a pesquisa que indicou Andrade.
Pesquisa da TecnoDados aponta Dr. André (PT) na liderança em Queimadas
Entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro deste ano, a TECNODADOS Projetos e Pesquisas Ltda, realizou pesquisa sobre as próximas eleições municipais em Queimadas. O candidato Doutor André (PT) lidera as intenções de voto, com 45,2%. Em outro patamar, está o candidato Tarcísio (PR) com 37,7% das menções, seguido por Bárbara de Maurinho (PSC), com 12,3% e Edileuza de Militão (PRB) com 0,9%. Aqueles que declaram intenção de votar branco ou nulo são 0,9%, enquanto outros 3,0% não sabem ou preferem não opinar. Período de campo: De 30 de setembro a 01 de outubro de 2012.
Resultado nas urnas – Tarcísio 47,43%,( 10% acima do mencionado nas pesquisas) Dr André 35,95%,( 10% abaixo do que foi mencionado na pesquisa) Bárbara 16,08% e Edileuza Militão 0,54% aparecem com intenções e resultados nas urnas normais.
Pesquisa confirma vitória de Marquinhos do PT em Várzea do Poço
Pesquisa feita nos dias 3 e 4 de outubro de 2012, pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Para o Desenvolvimento Social – IPEDES, registrada no TSE sob o nº BA00412/2012, em que foram entrevistados 460 eleitores. Apresentando o seguinte resultado:
Marquinhos do PT com 48,91%; Paulo José do PCdoB com 45,87%; indecisos 4,13%; nulo/branco 1,1%.
Resultado nas urnas: Paulo José eleito 52,31%,(Paulo teria 7% a menos em relação a pesquisa) e Marquinhos 47,69% estaria dentro da margem de erro. A soma de Paulo segundo a pesquisa com indecisos não alcançaria o resultado obtido nas urnas.
Coité – Duas pesquisas foram encomendadas na semana das eleições, a quem acredite que cada uma de interesse de uma coligação. A EQUALIP pesquisou e deu favorável a Assis enquanto que a Empresa Ancora passou resultado favorável a Renato Souza.
E-Qualip primeira a circular em panfleto na manhã de sexta-feira, 48 horas antes do inicio da votação: Assis soma 54,8% das intenções de votos contra 38,6% de seu concorrente, foi destacado a frente de 16,2% a favor de Assis.
Sábado pela manha novo panfleto circula pela rua apontando vitória de Renato com 51,8% contra 45% de Assis, 2,4% não opinaram e 0,8% brancos ou indecisos.
Resultado final: Assis eleito com 53,89% contra 46,11%.
Obs: O resultado da pesquisa favorável a Assis, 54,8% quase bateu com o das urnas, 53,89%, menos de 2% estaria dentro da margem de erro. Porém em relação ao candidato Renato a soma dele teria sido rebaixada, a pesquisa aponta 38,6% e o resultado nas urnas foi 46,11%, ou seja 8% menos, acima da margem de erro.
O mesmo aconteceu com a pesquisa divulgada pela assessoria de Renato que apontava ele com a vitória de 51,8% (teve 5% menos nas urnas e Assis apareceria com 45% (ele obteve 8% mais em relação ao que foi divulgado pela Ancora.
Por ultimo tivemos Itiúba – Resultado das Urnas deu a vitória a Banga do PT 52,60% sobre Edinho 46,32%.
Na pesquisa divulgada no CN e outros meios de comunicação enviada pela assessoria dava a vitória a Edinho.
A pesquisa foi feita pelo Instituto E-Qualip Consultoria Estatística & Qualidade em Pesquisas, confirmou o favoritismo do candidato Edinho à Prefeitura de Itiúba, no nordeste da Bahia.
De acordo com a pesquisa, na aferição espontânea Edinho aparece com 49,4% das intenções de voto, enquanto Banga, candidato da situação, alcança 39,9% das indicações, Edinho Ventura tem 1,3% e Aroldo Pinto tem 0,9%. Os eleitores indecisos somam 7,9% e brancos e nulos 0,6%
Conforme foi explicado inicialmente, o TSE não tem informações se a pesquisa é falsa ou verdadeira, apenas permite divulgação nos meios de comunicação e panfletos mediante registro e a empresa prestadora precisa está ok com a Receita Federal (CNPJ) e todos os requisitos necessários para atuar no setor.
Após essa avaliação, caso algum instituto citado, deseje se manifestar para esclarecer algo que se porventura fugiu dos parâmetros após serem entregues aos contratantes,informamos que o espaço está aberto.
Raimundo Mascarenhas