O prefeito Lauro Falcão (PMDB), “Dr. Laurinho” inaugurou na noite de quinta-feira (23), o CREAS, uma biblioteca municipal(foto) e entregou os instrumentos da recém-criada escola de música, que irá funcionar no palco central da Praça Landulfo Alves.
O primeiro ato aconteceu ás 18h30, quando foi entregue as instalações do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Pedro Paulo, próximo ao Fórum de Justiça. Na cerimônia, o prefeito destacou a importância do trabalho do CREAS para o município.
“Somente neste ano, pudemos ver vários projetos do social sendo colocados em prática, demonstrando a qualidade dos serviços oferecidos. Por isso sabemos da necessidade de apoiar esse trabalho”, afirmou o prefeito. “A qualidade dos profissionais do CREAS nos dá a certeza de que o espaço será bem utilizado”, completou.
O CREAS é uma unidade pública estatal, vinculada à Secretaria de Assistência Social, responsável pelo atendimento de indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Atualmente, o CREAS desenvolve os serviços de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil e à violência doméstica contra crianças e adolescentes e o programa de erradicação ao trabalho infantil.
Segundo Laurinho, a inauguração do CREAS é mais uma ação que vem garantir melhor qualidade de vida às crianças e aos adolescentes do município, principalmente na recuperação dos jovens que, “infelizmente, entraram no vicio das drogas, em especial o crack, que de crak não tem nada e vem destruindo vidas em nosso municipios”, pontuou.
O presidente da câmara de vereadores, Orlando Andrade de Menezes (PMDB), falou sobre os avanços que o municipio teve depois dos seis anos de atuação do prefeito em busca da melhoria dos serviços de assistência social. “Riachão do Jacuipe acreditou em Dr. Laurinho e estamos todos satisfeitos com as transformações que vem ocorrendo. Um dos exemplos que podemos citar é a implantação do CREAS, que vai, não tenho dúvidas, salvar vidas”, afrimou Menezes.
O presidente da Câmara reiterou o apoio do Legislativo para que o prefeito Lauro Falcão coloque em prática seu plano de governo, e destacou que mesmo com a queda na arrecadação o prefeito tem feito muitas melhorias na cidade.
Inauguração da biblioteca – A primeira biblioteca pública de Riachão do Jacuípe está localizada na Rua Teodomiro Mascarenhas e presta uma homenagem a professora Rosa Carneiro.
Para o secretário de educação, a professora Jucemar da Costa, “Dedeu”, a inauguração deste espaço de leitura e conhecimento, foi um grande presente de natal para comunidade jacuipense, principalmente pela cultura de formação universitária que tem o município. “Estamos com 4.000 títulos, cerca de 5.000 livros e este acervo está disponível para pesquisas nos mais diversos campos do conhecimento, desde literatura infantil à literatura dirigida ao público adulto. O espaço também conta com sala de vídeo, contendo uma boa quantidade de mídias educativas”, falou Dedeu. Ele também lembrou o apoio que o município recebeu da Fundação Pedro Calmon
Antes do ato de inauguração da biblioteca, alunos do Projovem fizeram duas apresentações musicais.
Escola de musica – O prefeito encerrou as atividades inaugurando a Escola Tocando em Frente. Segundo o professor Pedro Paulo Santos, articulador do selo UNICEF, este projeto foi iniciado em 2008 e em 2009 o município foi premiado com a importância de R$ 25 mil, cujo recurso chegou ao meio do ano de 2010 e optamos pela aquisição de instrumentos e a criação desta escola que começa funcionar no dia 15 de janeiro. “Ela será implantada no placo principal da Praça Landufo Alves e as aulas serão ministradas três vezes por semana, beneficiando crianças de 10 anos aos adolescentes com 17”, falou Pedro Paulo.
Ele também falou ao CN que o Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Prefeito botou a boca no trombone – Além do trombone que o prefeito Laurinho tocou na inauguração da Escola Municipal de Música foram entregues instrumentos musicais adquiridos pela Prefeitura, ou seja, 20 violões comuns, 03 guitarras, 01contra baixo, 02 teclados, 01 sax, 01 bateria, 01carom, 01conga, 01 timbau, 02 atabaques, 20 flautas, 02 banqueiros meia lua e 45 instrumentos para fanfarra municipal.
“A administração municipal nunca investiu tanto na área da cultura em Riachão do Jacuipe, como nos últimos anos. Muitos recursos são aplicados em calçamentos dos bairros populares, dando dignidade de vida ás pessoas, reforma de escolas, saúde, e outras prioridades, mas sem deixar de lado a importância do desenvolvimento cultural do município”, disse o prefeito.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas