Um acordo firmado nesta terça-feira (22) entre a Prefeitura de Tucano, Sindicato dos Servidores Municipais, Ministério Público e representantes da Guarda Municipal e Conselho Tutelar encerra as movimentações de paralisação e define novo calendário para pagamento de servidores com salários atrasados de 2012 contemplados pelo acordo.
Segundo o novo acordo, servidores que tiverem vencimentos iguais ao salário mínimo receberão seus honorários até a próxima sexta-feira, 25 de janeiro, incluindo conselheiros tutelares. Os agentes da Guarda Municipal também foram contemplados e receberão os valores em seis parcelas iguais, a partir do início de fevereiro.
Em uma ação inédita proposta pelo Ministério Público e acordado Prefeitura , ficou decidido ainda que os servidores que recebem até um salário mínimo, guardas municipais e conselheiros terão antecipação de 50% do 13º salário, que serão pagos até o 5º dia útil do mês posterior ao do aniversário do trabalhador. A medida comunga com as ações que a Prefeitura vem tomando para encontrar uma forma de realizar o pagamento dos atrasados de 2012 sem prejudicar os servidores e comprometer a folha deste ano.
Conforme documento assinado pelos representantes, os trabalhadores que optaram pela greve terão que retornar imediatamente às suas funções. Assinaram o acordo o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Stefan Sandes; Tarcísio Pimentel Noronha, procurador-geral de Tucano; Adenilton Rocha, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais; José Darcio Souza, presidente da Associação dos Guardas Municipais; Daniela Borges, presidenta do Conselho Tutelar de Caldas do Jorro e Joseana Moura dos Santos, presidenta do Conselho Tutelar de Tucano.
—
DECOM