Sábado (01), o ano começa com várias posses das novas mesas diretoras das câmaras de vereadores e também será empossado o novo prefeito, Ranulfo da Silva Gomes (PMDB) e o vice, Paulo Henrique (PRB), do município de Cansanção.
Nem bem encerrou a disputa eleitoral de 2010, as câmaras de vereadores, na sua maioria já estavam em campanha para escolha da mesa diretora do biênio 2011/12. Foram eleições atípicas diante dos resultados, movidas por várias surpresas e fatos que poderão influencias no resultado da eleição de 2012.
Araci – O esposo da prefeita Maria Edineide Torre Silva Pinho (DEM), Edvaldo da Silva Pinho (PTB), foi reeleito presidente da Câmara com 08, dos 10 votos dos vereadores. Com este resultado, Pinho presidirá o poder legislativo por mais dois anos. Paralelamente sua mulher Nenca, durante estes quatro anos também estará à frente do poder executivo.
Barrocas – O vereador Miguel Carvalho de Queiróz (DEM) volta a presidir a Câmara depois de dois anos. A eleição de Guel, como é conhecido, era um desejo do ex-prefeito José Edilson Lima (DEM) e teve o apoio de todos os vereadores. Ele foi presidente na câmara nos dois últimos anos de gestão de Edilson.
Cansanção – O vereador Rivaldo de Souza Pereira (DEM), “Riso”, que estava afastado do poder legislativo desde janeiro de 2009, quando assumiu a Prefeitura, voltou a assumir o mandato de vereador no meado deste mês e foi reeleito presidente da mesa para os próximos dois anos. Riso, será reempossado ás 09h do dia 01 (Sábado) e logo em seguida, por força do destino, dará posse ao novo prefeito, Ranulfo da Silva Gomes (PDMDB), que lhe derrotou na eleição suplementar com quase 1.400 votos de frente.
Pé de Serra – O vereador Edgar Carneiro Miranda (PP), da base do prefeito de Pé de Serra, Hildelfonso Vitório dos Santos (PMDB), foi eleito presidente do legislativo para o biênio 2011/12 com os vereadores Agenário Carneiro (DEM), vice-presidente, Esmeraldo dos Santos (PRB), primeiro secretário e Aloísio de Oliveira Rios (DEM), segundo secretário. Dos vereadores da bancada do prefeito, votou apenas o vereador Carlos Geovane Rios de Araújo (PP). Eles derrotaram o velho Arnor José dos Santos (PMDB), partido do prefeito. Ao CN, Edgar garantiu que o acerto foi somente para a eleição da câmara e em 2012 cada um toma seu rumo. Já o prefeito Defonso ficou calado sobre este “futuro”.
Conceição do Coité – O vereador José Jailmo Pereira Gomes (PHS), “Nego Jai”, que exerceu a função de líder do prefeito nos dois primeiros anos do mandato, irá tomar posse em uma sessão solene que acontecerá ás 09h do sábado (01). Nego Jaí substituirá o vereador Edvaldo Santiago Ramos (PP) que estava á frente do legislativo há 08 anos e decidiu deixar a presidência, inclusive, em entrevista ao CN, afirmou que não será nem candidato a reeleição.
Serrinha – 2011. A nova mesa diretora do Poder Legislativo, formada apenas pelos vereadores do PT e PSDB, foi eleita na sessão realizada na noite de quinta-feira (15) e foi apresentada apenas uma chapa formada pelos vereadores Jorge Gonçalves (PT), presidente da Câmara; Lailson Cunha (PSDB), vice-presidente; Sandro Magalhães (PT), primeiro secretário; e José Reis (PSDB), segundo secretário e foi eleita com sete votos a favor e um contra Votaram a favor, a vereadora Aloísia Carneiro (DEM), Sandro Magalhães (PT), Jorge Gonçalves (PT), Edmundo Pio de Araújo (PP), José Reis (PSDB), Lailson Cunha (PSDB) e Justino Alves (PT). O vereador Reginaldo Oliveira (PR), “Rege do Ferro Velho” votou contra. Os vereadores Fernando Sena (PP) e Flavio Ferreira Gomes Filho (PTC), abandonaram a votação.
Candeal – O clima no dia da eleição parecia tenso, porém tudo transcorreu normalmente se não fosse a grande surpresa da vitória do vereador José Almir Carneiro (PP) por nove votos a zero, apensar da existência de outra chapa encabeçada por José Carlos Ferreira Mascarenhas (DEM), “Zé de Genário”. No último momento, os vereadores da bancada de sustentação do prefeito Ribeiro Tavares (PMDB), abriu mão da presidência e se contentaram apenas com a primeira Secretaria, para onde foi eleito Ronaldo Adriano Ferreira Nere (PMDB). Os outros cargos ficaram ocupados por membros da bancada da oposição.
Nova Fátima – Cumprindo um acordo no inicio do mandato, os cincos vereadores da oposição, a maioria na câmara, vem fazendo uma rotatividade, de forma que 04 deles, com exceção da vereadora Reinalda Mendes dos Santos (DEM), passarão pela presidência da casa. Agora foi a vez do vereador Marcos Aurélio Xavier (PR) ser eleito. Ele substitui Renato Pereira Soares (PR), que estava à frente do poder legislativo desde janeiro deste ano em função da renúncia do vereador José Carlos Santos Oliveira (PDT). O primeiro a assumir a presidência da câmara nesta rotatividade foi o vereador José de Assis Oliveira Porto (DEM). A unidade da bancada da oposição fortaleceu o grupo de Amado Cunha para disputa da eleição de 2012.
Queimadas – O prefeito Sérgio Brandão Carneiro (PSDB), ficou assistindo os vereadores da oposição na “quebra de braços”. Oscar dos Santos Lima (PP), partido do prefeito afastado, Edvaldo Caíres, perdeu a eleição para Renato Borges Varjão Filho (foto) (PRP), partido também aliando ao grupo de Caíres. Ele foi apoiado pelo ex-presidente, vereador Lázaro José dos Santos Silva (PV), que estava à frente do legislativo desde dezembro de 2009, quando a justiça afastou Edmilson Cedraz de Oliveira (PR) e Poliana Maria dos Reis Araújo (PTB). A justiça entendeu que eram apenas nove vagas e não onze, conforme estava formada a câmara de vereadores de Queimadas. Edmilson era o presidente da casa e com a vagância, houve outra eleição e Lázaro assumiu.
Valente – Foi eleito o vereador Lucivaldo Araújo Silva (PR), mais conhecido por Vado do Hospital. A eleição de Vado agradou ao prefeito Ubaldino Amaral (PSC) e ao ex-prefeito João José de Oliveira, “Nenenzinho”. Os dois líderes pertencem ao mesmo grupo e constantemente estão divergindo internamente, porém ficaram “felizes” com a eleição de Vado, que toma posse sábado.
Riachão do Jacuípe – O vereador José Antonio Ferreira Brito Júnior (PSDB), venceu a eleição com 08 votos e dois. Os vereadores José Carlos Matos Soares (DEM) e José Nivaldo Cordeiro Carneiro (PRB), “Ninho Moto Boy”, votaram contra por uma questão de serem da bancada da oposição, porém, em seus pronunciamentos, deixaram claro que nada teriam contra Juninho, como é conhecido o novo presidente. A posse da nova mesa diretora será no dia primeiro á noite.
Capela do Alto Alegre – O vereador Arismário Gomes de Oliveira (PTB), que no apagar das luzes do biênio 2009/10, conseguiu fazer uma emenda a lei orgânica do município e inseriu um artigo permitindo a reeleição para a mesa diretora, foi reeleito com os votos da bancada da oposição. Enquanto o vereador Carlito Felciano (PP), que era da oposição, obteve três votos dos vereadores da situação. A posse da nova mesa diretora será no dia 03 á noite.
São Domingos – O vereador Adroaldo Mota Dias (DEM), foi o candidato a presidente apoiado pelo prefeito Izaque Júnior (DEM) e perdeu para a vereadora Givalda Vieira dos Santos Araújo, “Gigi”, também do DEM, pois a mesma se juntou com os vereadores da oposição e sob a coordenação do vereador Genival Araújo Carneiro (DEM) e ganhou a eleição de 05 á 04. Com esta articulação, fica indefinida a situação da eleição de 2012. O prefeito Júnior disse ao CN, a culpa de ter perdido a presidência foi do vereador Genival Araújo, responsável pela articulação que resultou na vitória de Gigi. Para ele, Genival já é oposição. Diferentemente de Gigi, que ele acredita ainda ser do seu grupo. Difícil de entender a situação, pois os três vereadores do PMDB votaram nela e dois deles já parte da mesa diretora. Será que não haverá um surpresa na eleição para prefeito, algum parecido com a decisão do prefeito Izaque Júnior, que faltando uma semana para eleição, colocou em prática a musica do “pula-pula”. Viu que o barco estava afundando por lado de Paulo Souto e pulou para Wagner.
Envie notícias sobre a Câmara de Vereadores do seu município. Como ficou a formação da mesa? Esta eleição da Câmara poderá influenciar na eleição de 2012? Quando e que hora será a posse da nova mesa? Responda estes questionamentos através do espaço “comente a matéria”.