Parte integrante das ações do Programa Vida Melhor, mantido pelo Governo do Estado da Bahia, será realizada entre os próximos dias 7 e 9 deste mês, no Sítio Alagoinhas, município de Serrinha, a Feira de Economia Solidário do Território Cidadania do Sisal, promovida Associação Arco Sertão Central.
O evento é uma das oito feiras territoriais beneficiadas pelo edital 04/2012 de apoio às Feiras de Economia Solidária, lançado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). Segundo Gisleide Oliveira, assessora da Arco Sertão Central, a feira vai mostrar como a comercialização de produtos e serviços, na qual homens e mulheres trabalham de forma associativa, pode ser uma ferramenta de geração de renda.
Além da exposição dos produtos e serviços de 30 empreendimentos da região e algumas cooperativas de outros municípios, a feira marcará também a inauguração do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Município, espaço público que servirá como entreposto para os empreendimentos da economia familiar e solidária.
Na feira, serão oferecidos produtos de artesanatos de sisal, palhas tecido e madeira, doces, beiju, bolos, sequilhos, cocadas, rapaduras, frutas desidratadas e café da chapada. Paralelamente ao evento, acontecerá um curso de formação para 100 empreendedores, com noções de gestão, apresentação dos produtos e acesso ao mercado.
Economia solidária – O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa da organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários articulados em rede que visa viabilizar a comercialização dos produtos. Com o apoio do Governo Estadual da Bahia e Governo Municipal de Serrinha, a iniciativa é uma experiência piloto no Estado da Bahia, que será reaplicada em mais 06 Territórios do Estado, formando as Redes Territoriais agrupadas em uma Rede Estadual.
Diversos serviços como: supermercado, lanchonete, refeitório e salão para a formação e capacitação serão oferecidos pelo Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, todos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e do comércio justo.
A gestão do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária será feita pela ARCO SERTÃO CENTRAL que tem por objetivo organizar os serviços administrativos, financeiros, econômicos e de comercialização dos produtos em benefício das Cooperativas Associadas e Empreendimentos Parceiros, ofertando acompanhamento aos Empreendimentos Econômicos Solidários através da Base de Serviço Territorial, com o propósito de cumprir sua missão no fortalecimento das práticas da Agricultura Familiar, Economia Solidária e do Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: Clériston Silva e Ascom MOC