A cidade de Valente situada no Território do Sisal, com uma população estimada em 25 mil habitantes,uma das poucas cidades da Bahia a possuir aeroporto para pequenas e medias aeronaves, agora com iniciativa ousada por parte da Prefeitura,começa os preparativos para iluminar o Aeroporto, denominado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC como Aeródromo. Segundo o prefeito Ismael Ferreira o objetivo é preparar a iluminação necessária para permitir o pouso de aeronaves de pequeno e médio porte à noite.
Na última quinta-feira(18),à tarde,uma equipe de secretaria de Infraestrutura liderada por Salvador Oliveira esteve no local instalando um equipamento chamado biruta (equipamento de orientação de direção do vento) com iluminação projetada para facilitar a visibilidade noturna. Tendo assumindo a pasta recentemente, o secretário de Infraestrutura, Cezar Rios, diz que já era hora de Valente ter um Aeroporto adequado para a região.
Além da iluminação, o prefeito Ismael está trabalhando para acelerar o processo de liberação do Aeroporto junto a Anac. “A única coisa que está atrapalhando a liberação do nosso Aeroporto pela ANAC é o lixão de uma cidade próxima, segundo a agência, representa risco para as aeronaves”, informa Ismael.
O custo total para liberação, iluminação e adequação do Aeroporto está sendo estudado por uma equipe que está montando o projeto. No projeto de Iluminação, a prefeitura contará com o apoio financeiro da empresa yamana Gold. “O mais importante para a população valentense não somente é ter um aeródromo bonito e adequado. Essas mudanças precisam contribuir para o desenvolvimento no nosso município. Estamos empenhados nisso”,ressalta o prefeito.
Da redação CN * informações ASCOM PMV.