A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, de terça-feira (23/04) a sábado (27/04), as inscrições para o sorteio eletrônico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). São 1.440 vagas para 17 cursos técnicos de nível médio. As inscrições devem ser feitas no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br. As aulas ocorrerão no turno diferente ao que os estudantes estão matriculados.
As vagas são destinadas, exclusivamente, para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos – EJA Médio (tempos formativos VI e VII) da rede estadual nos municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D´Avila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filhos e Alagoinhas. O início das aulas está previsto para o dia 6 de maio e serão ministradas pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), instituição parceria da Secretaria da Educação.
No ato da inscrição, o estudante poderá indicar se aceita ser inscrito automaticamente em outro curso de Educação Profissional pelo Pronatec. Assim, caso não seja contemplado no sorteio eletrônico, seu nome ficará em um cadastro de reserva e poderá ser direcionado para a oferta de cursos posteriormente.
Cursos ofertados – Das 1.440 vagas, 640 são para Salvador, 520 distribuídas entre os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D´Avila, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Simões Filhos, e mais 280 vagas para o município de Alagoinhas. Em Salvador, os estudantes poderão optar pelos cursos técnicos de nível médio em: Mecatrônica, Desenho da Construção Civil, Comunicação Visual, Plásticos, Telecomunicações, Móveis, Manutenção Automotiva, Vestuário, Transporte de Cargas, Mecânica e Metalurgia.
Em Camaçari, os estudantes poderão escolher entre os cursos de Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização, e Mecânica. O curso de Petróleo e Gás será realizado no município de Candeias. Em Dias Dávila, a oferta é para os cursos de Petroquímica e Logística. Em Lauro de Freitas, as opções são para os cursos em Petroquímica e Meio Ambiente. Em Madre de Deus e Simões Filhos, será ofertado o curso técnico em Petroquímica. Já em Alagoinhas, os estudantes poderão optar entre os cursos técnicos em Refrigeração e Climatização, em Eletromecânica, Mecânica, Logística e Petróleo e Gás.
Inscrição presencial – Outros 16 municípios também oferecem vagas pelo Pronatec, com inscrições realizadas presencialmente nas escolas estaduais. São mais de 1.200 vagas distribuídas nos municípios de Amélia Rodrigues, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Santaluz, Santo Estevão, São Sebastião do Passé, Teixeria de Freitas e Vitória da Conquista. Só será realizado sorteio eletrônico nos casos em que o número de candidatos inscritos ultrapassar o quantitativo de vagas ofertadas.
Sobre o Pronatec – Em 2013, a Secretaria da Educação do Estado pactuou com o MEC 36 mil novas vagas do Pronatec, cerca de quatro vezes a oferta de 2012. O número de cursos de formação profissional ofertados também aumentou. Passou de 55 para 87. E, objetivando interiorizar cada vez mais a Educação Profissional, beneficiando jovens e trabalhadores de pequenos municípios com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado, o número de município beneficiados com o Pronatec subiu de 63 para 93 em todos os 27 territórios de identidade.
Na Bahia, o Pronatec é demandado pelas Secretarias da Educação, Trabalho, Desenvolvimento Social, Turismo e Cultura. A Secretaria da Educação, entretanto, é a única que é, ao mesmo tempo, demandante e ofertante do programa, por meio da Rede Estadual de Educação Profissional. Este ano, das 36 mil novas vagas do Pronatec demandadas pela Secretaria de Educação, 18.760 vagas serão ofertadas diretamente pela Rede Estadual de Educação Profissional e as demais vagas pelas instituições parceiras: Senar, Senai, Ifba, Senac, Senat e IFBaiano.
Fonte: SECOM