O prefeito Francisco de Assis (PT),acompanhado dos secretários de Saúde e vice-prefeito Alex Lopes, Indústria, Comércio e Serviço, Francisco Apolônio e de comunicação e Relações Institucionais, Valdemi de Assis, participou na noite de quinta-feira (13), no bairro Cidade Jardim do anuncio do pacote de estímulos ao consumo das famílias e incentivo à compra de móveis, eletrodomésticos e computadores. O foco do pacote é o público do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e no município existe apenas o Conjunto Cidade jardim.
O prefeito Francisco de Assis, destacou a mudança na qualidade de vida das pessoas depois do governo do presidente Lula e, numa linguagem bem popular, citou outros bens que poderão serem adquiridos a exemplo de guarda-roupa, cama de casal e de solteiro, com ou sem colchão, mesa com cadeiras e sofá, e as facilidades para acessar ao recurso através do cartão magnético fornecido pelos gestores do programa, neste caso, a Caixa Econômica e os mesmos serão entregues na residência do beneficiário. “O financiamento estará disponível por 12 meses, a partir da emissão do cartão”, falou Assis.
O evento foi estimulado pelo gerente da Caixa Econômica, agência de Conceição do Coité, Raimundo Carneiro e, conforme explicou para os mutuários, eles vão receber um cartão magnético da Caixa com um limite de R$ 5 mil para serem gastos na compra de geladeira, fogão, lavadora de roupas, móveis, computador e televisão. Ele disse também que o crédito terá uma taxa de juros fixa de 5% ao ano, e as famílias beneficiadas terão até 48 meses para pagar e as lojas que aderirem ao programa serão obrigadas, no caso de Conceição do Coité, são três até o momento, ao assinar o contrato, conceder um desconto de 5% no preço desses bens.
Antes do evento foi fixado um telão onde foi exibido um documentário da fala da presidenta Dilma Rouseff durante o ato de anuncio do programa no quarta-feira (12), em Brasília. Em seu discurso, a presidenta ressaltou a importância do acesso dessa população ao crédito e a bens mais modernos e eficientes. “O Minha Casa Melhor é preciso em garantir os bens modernos que não gastam tanta energia para a população e aí, o que nós vamos garantir? Taxas de juros de 5%, 48 meses para pagar e vamos exigir que as pessoas estejam em dia com o programa de pagamento da sua moradia”, afirmou.
“É muito importante que o Brasil tenha uma visão do seu futuro condizente com a situação real em que vive. E a situação real em que o Brasil vive é de inflação sob controle, contas públicas sob controle. Isso significa que quando nós olhamos no entorno, a relação do Brasil com vários componentes que caracterizam os indicadores macroeconômicos é muito saudável”, concluiu a presidente Dilma Rousseff no vídeo apresentado para os mutuários. .´
O vice-prefeito Alex Lopes, ao usar da palavra, falou que está ação é resultado do projeto que vem dando certo no Brasil e também em Conceição do Coité. De acordo com Alex, aquela comunidade será olhada com muita atenção pela gestão atual e este desejo vem se tornando realidade quando são observados mais casas sendo construídas na área e a UPA, anunciada pelo prefeito Assis, também será construída no bairro.
Prefeito e vice no bairro da Pampulha
O prefeito Assis e o vice Alex Lopes, ainda na noite de quinta-feira, participaram de uma reunião de mobilização com os moradores dos Bairros da Pampulha e Matadouro para organizar o faxinaço que acontecerá sábado (15), contra o mosquito da Dengue. Segundo Alex Lopes, o faxinaço vai contar com grande estrutura de máquinas, caçambas, funcionários públicos e voluntários, além da limpeza e uma campanha de conscientização da comunidade para identificar eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue.
As ações serão desenvolvidas através do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
Da Assessoria: PMCC