Policiais Militares detiveram dois dos integrantes da quadrilha na cidade de Feira de Santana, um dia após o assalto a agência do Banco do Brasil da cidade de Iaçu, ocorrido no dia 04 deste mês. Carlos Roberto Barbosa, 46, e Marcelo Batista dos Santos, também conhecido como “Marreno”, foram presos com a quantia de R$ 6.900 em espécie e com eles apreendida a arma do delegado Renato Flores, uma pistola .40 levada pelos bandidos.
Após a prisão de Carlos e Marcelo, Hélio Gonçalves Ribeiro, 31, apontado como líder da quadrilha foi capturado em Itaberaba, junto com o seu parceiro, Jilvaney dos Santos Silva. De acordo com o delegado coordenador de Itaberaba, Jorge Figueiredo Júnior, Hélio é acusado de liderar o bando, invadir a delegacia e tomar o delegado como refém, além da participar diretamente na execução do assalto e na explosão do Banco do Brasil.
“Foi uma ação muito ousada, mas com essas prisões não temos dúvidas que essa quadrilha está desarticulada”, explicou titular da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior/Itaberaba. Amaury Campos Oliveira e Adelson Pereira dos Santos foram detidos em Ilhéus, Claudionor Pereira da Silva, em Iaçu, Jabes Santos Silva e Bruno Santos Silva, em Itabuna, além de Cristiano Santos Guedes, capturado em Salvador.
Cerco policial
As Coordenadorias Regionais do Interior das cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itaberaba, juntamente com o Comando Regional de Policiamento Leste fecharam o cerco à quadrilha, após a prisão de Marcelo e Carlos Roberto, em Feira de Santana. “A integração entre as várias coordenadorias foi imprescindível para a desarticulação dessa quadrilha, que é responsável por vários assaltos no interior do estado”, informou o secretário de Segurança Pública, César Nunes, na manhã de hoje (14), em entrevista coletiva, na sede da Coordenação de operações especiais (COE), ao lado do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães.
Para prevenir assaltos a bancos no interior, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar montou bases móveis onde helicópteros e aeroplanos integram o trabalho feito em terra. “Além de auxiliar na prisão desta quadrilha, a presença mais frequente do Graer nas cidades do interior otimiza o trabalho policial, já que as bases de observação são móveis, podendo estar cada dia em cidades diferentes”, explicou o Comandante do Policiamento Regional Leste, coronel Hélio Alves Gondim.
Andaraí
Enquanto planejavam assaltar o Banco do Nordeste e uma casa lotérica localizados do município de Andaraí, Ilton Alves da Cruz, conhecido como “Sorriso”, Elton Jirley Jose de Souza, o “Fura côco”, e Wagner Martins Santana, vulgo “Janjão” foram presos naquela cidade, na tarde de ontem (13), por policiais civis e militares do município. A polícia suspeitou do trio, que há vários dias era visto observando a rotina do banco e do batalhão da Polícia Militar da cidade.
“Janjão” foi capturado dentro de um caminhão roubado, carregado de artefatos explosivos, localizado em uma mata próxima à cidade. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, o material explosivo seria utilizado para bloquear a entrada da cidade, além de facilitar a fuga dos bandidos
Duas garotas de programa, identificadas como Gerionaria Silva de Souza e Rebeca Lopes da Silva, acompanhavam Ilton e Elton, passando-se por namoradas para despistar a polícia e também estão detidas. O trio tinha passagem pela polícia por crime de receptação e ficará custodiado na Delegacia de Andaraí.