O ex-jogador de futebol da Catuense, Bahia, São Paulo,Internacional,Corinthians,Flamengo,Fluminense, Seleção Brasileira e técnico do Bahia, Raimundo Nonato Tavares da Silva, popularmente conhecido por Bobô, atualmente exercendo o cargo de superintendente da SUDESB, foi homenageado na noite de sexta-feira (12),no plenário da Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe com a honraria de titulo de cidadão jacuipense ao lado Darino Pereira de Sena Neto, vem se destacando na área de comunicação e começou sua trajetória como assistente da assessoria de Comunicação da Bahia Pesca (SEAGRI)- ano 2000, depois analista de Marketing da Rede Bahia de televisão, comentarista da Rádio CBN, comentarista Sportv/PFC, comentarista da Rede Bahia, colunista do Jornal Correio e também professor de Marketing e Jornalismo da Faculdade 2 de Julho.
o ato, embora tivesse sido organizado para entregar apenas duas pessoas o titulo de cidadão, foi bastante concorrido, tendo iniciado às 17h e finalizado às 20h.
A solenidade contou com a presença do secretario estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Nilton Vasconcelos, deputado federal Daniel Almeida – (PCdoB) prefeita local Tânia Matos (PDT), Hidelfonso Vitório (PT) Pé de Serra,Gildo Mota (PCdoB) Serrolândia,Paulo José (PCdoB) Várzea do Poço,Nilton César (PP) Santa Bárbara e Antonio George (PSC) Ichu.O presidente do Jacuipense Felipe Carneiro e o ex-prefeito Lauro Falcão.
O presidente da Câmara Antônio Marcos (PP) inicialmente franqueou a palavra para cada vereador que desejasse utilizar a tribuna, em seguida para as demais autoridades. O edis que utilizaram a tribuna foram unânimes em aprovar a indicação dos novos jacuipenses, destacando Bobô pelo serviço prestado na área de esporte, principalmente pela reforma do Ginásio de Esportes e Darino Sena pela valorização ao Jacuipense time da primeira divisão do campeonato baiano. Todos os vereadores fizeram questão de ressaltar o carinho que o comentarista esportivo tem com o Leão Grená tendo revelado ser torcedor do clube.
O vereador Frank Santana (PCdoB),responsável pela indicação de Bobô, destacou sua preocupação ao apresentar um titulo de cidadão, para não se arrepender depois. Ele garantiu que sempre fez triagem para efetuar a proposta e foi aceita por unanimidade e segundo o parlamentar, um dos fatos motivadores da sua proposta foi à preocupação com as causas esportivas da Bahia e a atenção às questões sociais.
Bobô recebeu o titulo ao som do hino do Bahia. acompanhado pelo coral de torcedores. Na justificativa, os vereadores destacaram o reconhecimento ao destacado desempenho homenageado. “Homem, respeitado graças ao seu exemplo de profissionalismo e seriedade, e ao brilhantismo com que sempre se dedicou às causas públicas ao longo de sua jovem trajetória, seja na área política, profissional, ou social, tornando-o merecedor do Título de Cidadão Jacuipense. Conforme se vê na sua biografia, uma sequência de êxitos no exercício de cargos e funções” externaram os vereadores na proposta aprovada.
Ao usar a Tribuna o ex-craque do Bahia que é natural de Senhor do Bonfim distante 200 km de Riachão do Jacuípe iniciou seu discurso dizendo ” isso aqui é mesmo que um gol de placa para mim”. Lembrou que o primeiro contato com a população jacuipense foi em 2012 quando foi convidado para participar de um ato com a então pré-candidata Drª Gleide e na oportunidade foi solicitada a reforma da quadra de esportes.
Bobô homenageado também foi “cobrado” já que todos que fizeram uso do microfone pediram empenho do novo conterrâneo para reforma e ampliação do estádio Eliel Martins, para que no próximo ano o jacuipense não precise sair da cidade para utilizar seu mando de campo, como aconteceu neste ano quando disputou em Serrinha seus jogos pelo campeonato baiano.
Raimundo Nonato disse que todos sabem seu carinho pelo Bahia e que a partir daquele momento seu coração estava dividido entre o o Tricolor e Leão grená.
Darino Sena, recebeu o titulo ao som do hino do Esporte Clube Jacuípense. Ele disse que após a divulgação de que seria homenageado em Riachão as pessoas passaram a perguntar qual o vinculo que ele tinha no município, e o porque daquela honraria. Darino disse ter ficando muito feliz pela lembrança, disse que o que motivou ele a simpatizar pelo Jacuipense foi na época que o time subiu para a primeira divisão na década de 90, na ocasião o treinador era Merrinho e ele acompanhava seu trabalho “e algo que marcou também foi uma vinheta na Rádio Sociedade, que nas transmissões esportivas são ouvidas Bahia!!! Vitória!!! Eu achava muito bonita a do Jacuipense!!! E assim passei a acompanhar mais de perto a equipe e me simpatizei e quero agradecer aqui e dizer que como jornalista vou cobrar quando necessário”, disse o cronista.
Felipe Sales Carneiro agradeceu ao apoio da Darino pela divulgação do Clube Esporte jacuipense, principalmente durante a campanha que a imprensa baiana fazia em favor do Ypiranga. “O município viu um momento difícil em consequência da seca e a comunidade tinha com um dos poucos motivos de alegria, ou seja, a campanha que fazia o Jacuipense rumo à primeira divisão”.
Nilton Vasconcelos,destacou a importância de Bobô na sua equipe e lembrou que pouca gente tem o privilegio que ele teve quando apareceu na letra da música Reconvexo de Caetano Veloso com o refrão “a elegância sutil de Bobô”,contou também que o governador Jaques Wagner ao convidá-lo para a pasta de secretário da SETRE disse que ele podia montar sua equipe mas que tinha uma vaga que ele (governador) desejava indicar, Nilton não sabia que a opção de Wagner era Bobô, ” a grande coincidência foi quando o governador mencionou o nome do mesmo para o cargo da SUDESB, era o nome que eu havia pensado” disse o secretário.
O presidente da Câmara, Marcos Antonio, ficou satisfeito com a presença de tantos prefeitos, secretários e vereadores dos municípios do território do Jacuípe. Ao perceber a presença de tantos políticos, Marquinho Maluco como é conhecido, se empolgou e lançou a candidatura de Bobô a deputado estadual e elogiou o deputado federal Daniel Almeida pela presença sempre no município. “Quem não é visto não é lembrado”, falou Marquinho referindo ao Deputado Daniel Almeida;
Ele também falou do orgulho de pertencer ao município de Riachão do Jacuípe, um dos sete municípios do estado da Bahia a ter um time de futebol na primeira divisão. “Aviso a Bobô que agora ele tem um cobrador pela reforma do estádio Eliel Martins, que é Darino Pereira”, concluiu.
Após a solenidade, formou-se uma carreata que seguiu para Avenida Eliel Martins, onde está localizado o ginásio de esporte. Na unidade esportiva, foram trocados os pisos, reformados alambrado, sanitários, arquibancadas, bar, sala de árbitros, vestiários, caixa d’água, rede hidráulica e toda estrutura física e dos telhados. A prefeita Tânia Matos, agradeceu os investimentos que foram realizados no ginásio de esporte e externou sua esperança em receber o apoio necessário para reforma do estádio, cujo projeto foi entregue as maiores autoridades ligadas ao esporte no estado da Bahia.
Por: Raimundo Mascarenhas