Durante três dias (18, 19 e 20) de julho, educadores do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) estão participando de uma capacitação realizada pela DIREC 12, em Valente. São Educadores e coordenadores de dois municípios, além de Valente: Santa Luz e São Domingos. O evento tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente e da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
“O processo de formação é fundamental para conhecer a estrutura do Programa, refletir as concepções de educação, analisar o cenário do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a prática pedagógica na perspectiva do letramento para jovens e adultos”, relatou a formadora e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Geyza Andrade.
Cerca de 70 educadores e coordenadores que atuam nas comunidades rurais e sede dos municípios participantes, eles terão a oportunidade de trocar experiências no intuito de aprimorando o desempenho em sala de aula. Para facilitar o deslocamento dos participantes a DIREC 12 escolheu o município de Valente como polo para o encontro. São mais de 500 jovens e adultos beneficiados com o programa nesses três municípios.
“A formação está sendo produtiva por esclarecer pontos sobre o programa, e trazer elementos para aprimorar o nosso trabalho na sala de aula”, ressalta a educadora, Ionele Cunha, da comunidade de Valilândia em Valente.
Fonte: ASCOM/PMV