O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), realiza nesta segunda e terça-feira (02 e 03) a Conferência Territorial de Cultura do Território de Identidade do Sisal. O encontros acontece no Centro Cultural de Conceição do Coité, e a abertura será a partir das 18h de hoje.
Além de promover o debate entre ao poder público e a sociedade civil sobre as políticas culturais do Território de Identidade e a elaboração de novas demandas, a conferência realizará também a eleição de delegados para as Conferências Setoriais de Cultura, que ocorrerão entre 13 a 28 de setembro e para a V Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro, em Feira de Santana. Este ano, durante a etapa Estadual os delegados poderão participar das eleições para Conselho Estadual de Cultura da Bahia que, pela primeira vez escolherá seus membros através de um processo democrático.
Desde o dia 6 de agosto, já foram realizadas 22 Conferências Territoriais de Cultura. Participaram os territórios Portal do Sertão, Recôncavo, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá, Bacia do Jacuípe, Bacia do Rio Corrente, Piemonte da Diamantina, Sertão Produtivo, Baixo Sul, Piemonte do Norte Itapicuru, Bacia do Paramirim, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Velho Chico, Vitória da Conquista, Itaparica, Irecê, Médio Sudoeste da Bahia, Semi-Árido Sudoeste II e Litoral Sul.
Equipes compostas por dirigentes, assessores, coordenadores e representantes territoriais da SecultBA estão acompanhando as conferências em caravanas. As Conferências terminam em 9 de setembro. Todas as informações sobre os encontros podem ser acessadas no blog da Cultura http://culturabahia.com/.
Sobre o Território Sisal e o município de Conceição do Coité, sede da sua Conferência Territorial:
O Sisal é composto por um total de 20 municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente.
Conceição do Coité possui uma população de mais de 63 mil habitantes e está localizada a 210 km de Salvador. Deste município surgiram notáveis poetas que já se destacaram no cenário estadual e nacional, como Carlos Neves e Éder Carneiro Cardoso e Silva. Como principais eventos festivos, a cidade conta com a micareme/micareta, que teve sua origem na Páscoa de 1923, a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, que se estende de 29 de novembro a 8 de dezembro, e a semana dos evangélicos que tem como feriado municipal o dia 23 de setembro. Quanto às atividades econômicas, o município se destaca com o cultivo do sisal, sendo o principal explorador da região. Além do sisal, cultiva-se a mandioca o feijão e o milho. Apesar de não ser desenvolvida, na pecuária destaca-se a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves. A industrialização também se desenvolve no em Conceição do Coité especialmente nos setores de sisal, bolsas e calçados.