Com uma frota de 15,7 mil veículos registrados o município de Conceição do Coité já sofre os transtornos do trânsito, especialmente no centro. Esta semana o Comitê Permanente de Organização do Trânsito de Conceição do Coité lançou uma campanha de conscientização dos motoristas.
O projeto, que tem como lema “Trânsito Organizado, Trânsito Seguro”, pretende esclarecer a população sobre os locais proibidos de estacionar, as vias de mão e contra mão, a sinalização e vagas de estacionamento existentes.
O comitê que trabalha para organizar o trânsito da cidade surgiu na Conferência da Cidade, em maio, e reuniu a comunidade em Audiência Pública, na última segunda-feira, 16, no Centro Cultural, onde foram discutidas as ações da semana e a municipalização do trânsito.
“A prefeitura não tem o papel de multar, nem fiscalizar os motoristas. Hoje isso é papel da Polícia Militar, mas nós podemos orientar e conscientizar as pessoas para que possamos melhorar nosso trânsito”, informou Jilreis Nascimento, chefe do Deotran – Departamento de Orientação e Fiscalização do Trânsito.
A prefeitura anunciou ainda que já solicitou ao Detran Bahia a municipalização do trânsito local. No início de outubro, uma equipe técnica fará vistorias na cidade visando apontar as principais ações que deverão ser realizadas pela Prefeitura visando atender a legislação.
O governo também anunciou que vai investir em diversas melhorias, especialmente no centro, visando dar mais comodidade e segurança a pedestres e motoristas. “Já mapeamos e fizemos o projeto de asfaltamento do centro da cidade. Estamos buscando os recursos para realização das obras”, adiantou o prefeito Francisco de Assis.
Multa moral – Nesta semana, os infratores flagrados receberão uma multa moral, que visa alertar para a necessidade dos motoristas cumprirem sua parte na organização da cidade. A multa é facultativa e os motoristas poderão fazer doações a entidades sociais.
O uso de capacete pelos motociclistas, o estacionamento correto e obediência à sinalização são os itens exigidos pela fiscalização, segundo a Polícia Militar, que também está realizando blitz educativas.
Com essa atitude os órgãos de trânsito pretendem difundir a necessidade dos munícipes fazerem sua parte cumprindo as exigências de comportamento no trânsito e organizar a cidade.
Dados: Segundo o banco de dados do Detran, o município de Conceição do Coité possui uma frota 15.761 veículos, o que corresponde a 32% da região atendida pela 26ª Ciretran. Desses 5.754 são motos.
Participam do comitê o Deotran – Departamento de Orientação e Fiscalização do Trânsito, a Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, a Polícia Militar e organizações da sociedade civil.
Fonte: SECOM