Tendo em vista o sucesso obtido no primeiro leilão de ovinos realizado em junho deste ano, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), organiza mais uma edição do evento. O leilão de ovinos acontece na próxima quinta-feira (26), a partir das 9h, na Estação Experimental de Jaguaquara – unidade pertencente à gerência regional da empresa, em Jequié.
O evento é aberto ao público e tem a participação ativa de produtores rurais e comerciantes da região. Serão leiloados 45 animais (matrizes e reprodutores) distribuídos em 12 lotes. Os interessados poderão arrematar fêmeas da raça Santo Inês, Morada nova e Rabo largo (total de 40 fêmeas, dividido em 7 lotes de cinco e seis animais por raças) e machos reprodutores das mesmas raças, separados em cinco lotes. Cada animal possui em média de 30 a 60 kg, sendo que um quilo vivo equivale a R$ 4,50 (preço praticado na região).
De acordo com o chefe da estação experimental da EBDA, Aderbal Rodrigues, os animais já foram avaliados e pesados pela Comissão de Avaliação. “O objetivo do leilão é disponibilizar animais de qualidade para os produtores da região, no intuito de melhorar o rebanho”, afirmou Aderbal Rodrigues, que também dá suporte ao evento.
Os técnicos da EBDA, José Simão Rodrigues e Saul Lima estarão à frente da bancada do leilão. Já o veterinário da empresa, José Fernando Andrade, será presidente da comissão de vendas.
Os ovinos ofertados fazem parte do plantel da Estação Experimental de Jaguaquara. No local, são realizadas pesquisas relacionas à melhoria genética de raças, tanto para corte como para produção de raças puras.
Fonte: SECOM