O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), acompanhou na manhã de sábado (05), o governador Jaques Wagner (PT),no ato de inauguração do trecho de 43 quilômetros da BA-220,ligando a cidade de Andorinha á Senhor do Bonfim, passando pelo distrito de Igara, distrito bonfinense. Brasileiro disse que aquele momento era muito importante, pois concretizava um compromisso de campanha, “pedimos ao governador Wagner, ele prometeu e voltou para entregar a obra”, lembrou o parlamentar.
Brasileiro externou sua gratidão ao governador e pediu para que todos lutem para que pessoas sérias fiquem na política dando seus nomes para avaliação popular.“Através da nossa escolha é que elegemos aqueles políticos que vão trabalhar para melhorar ou piorar a vida do povo”,falou o deputado petista.
O parlamentar lembrou que o trecho recuperado estava bastante danificado e recebeu nova pavimentação e sinalização. Com investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, as obras foram realizadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), resultado, segundo o parlamentar, do pleito feito ao governo do estado através do seu mandato.Na justificativa da indicação, Brasileiro mostrou a importância da estrada para região, garantindo melhor mobilidade e segurança, além de melhorar o escoamento da produção. Ao CN, ele fez questão de destacar o trabalho realizado pelo ex-prefeito Agileu Lima (PT), que reivindicou a reconstrução da estrada e o papel importante do deputado federal licenciado, chefe da casa civil, Rui Costa, que também se empenhou para que a obra fosse concretizada.
História para realização da obra – Com sentimento da missão cumprida, Carlos Brasileiro voltou a lembrar que a obra foi um compromisso de campanha assumido e representa uma conquista de toda a região. Ainda em 2010, Brasileiro citou a reconstrução da estrada como uma das suas bandeiras. Já no início de 2012, houve a confirmação da obra pelo secretário de Infraestrutura e vice-governador,Otto Alencar, sendo logo assinada a ordem de serviço pelo governador Jaques Wagner.
A Obra foi dividida em dois lotes. O primeiro, de 11 quilômetros, de Bonfim até o distrito de Igara. O segundo, de 32 quilômetros, até Andorinha, onde aconteceu o ato de inauguração. A equipe do CN percorreu todo trecho, saindo de Andorinhas, onde foi descerrada a placa de inauguração.
O governador Jaques Wagner seguiu caminhando pela Avenida José Gumercindo, passando pela Rua Castelo Branco, Praça João Alves, em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, chegando a Praça Rubem Alves, onde aconteceu o ato.
Veja fotos de alguns pontos do trecho até Senhor do Bonfim
Nos últimos sete anos, foram asfaltados ou recuperados 7.340 km de estradas e o governador Jaques Wagner disse que estava recebendo um empréstimo e, além desses 7.340 km, irá fazer mais até o fim de 2014. “É um trabalho que busca melhorar a vida da população e que é muito importante para o desenvolvimento do estado”, disse o governador Jaques Wagner.
Otto Alencar lembrou algumas das regiões que já receberam obras e a BA-220 é o principal elo rodoviário da região, que liga as BRs 407, 116, e 110. “Já inaugurado o trecho Euclides da Cunha/Aribicé, e agora Senhor do Bonfim para Andorinha e está em obras o trecho de Monte Santo a Pedra Vermelha”, comemorou.
O prefeito Jose Rodrigues Guimarães Filho (PP), conhecido por Zé Branco, está afastado do cargo, pois se encontra internado no Hospital das Clínicas, São Paulo e ao descer na cidade, o governador Jaques Wagner falou com o chefe do executivo pelo telefone, desejando melhora. A comitiva oficial foi recebida pela prefeita em exercício Dourineide de Souza Conceição (PSDB).
Da redação CN / fotos Raimundo Mascarenhas