Na Assembleia Geral Ordinária realizada na Casa da Cultura na última quarta-feira (16), pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Valente, oito entidades compareceram e se habilitaram para a última etapa da eleição do Conselho Municipal de Educação.
As entidades da sociedade civil que agora compõem o Conselho para o biênio 2013-2015, são: SISEV – Sindicato dos Servidores Municipais de Valente, Igreja Católica, Fundação APAEB, STRAF – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente, UAC – União das Associações Comunitárias, COMBACIM – Conselho De Moradores Do Bairro Cidade Nova e Associação do Bairro Dionísio Mota, além de representantes do Poder Público Municipal. A nova presidência, vice-presidência, secretária e suplentes serão eleitos na próxima reunião, a data ainda não foi escolhida.
As oito entidades encaminharam à assembleia, representantes com ofício subscrito pelo seu presidente e livro de ata comprovando a efetiva existência da mesma, esse foi um dos critérios determinantes para concorrer a eleição.
De acordo com a atual secretária do Conselho, Geângela Silva, as principais atribuições dos conselheiros giram em torno da normatização da Educação no município, elaboração de políticas públicas para a educação do Município e fiscalização da aplicação de recursos públicos. Os conselheiros se reúnem mensalmente para discutir esses assuntos.
Atualmente, quem está à frente da presidência do Conselho Municipal de Educação é Délia Mota, na vice-presidência Elson Carneiro e na secretaria Geângela Silva.
Fonte: ASCOM PMV