Desde sua fundação em 2012, o CAPS Dourival Ramos Pinto vem realizando diversos eventos culturais, particularmente em datas comemorativas, tendo como finalidade trazer momentos de alegria e celebração, bem como estimular a integração entre os usuários, profissionais, familiares e a comunidade do município.
A cada evento, a equipe do CAPS vem notando uma maior adesão e desejo de participação dos usuários, os quais se inserem ativamente nas diversas etapas do processo de realização dos mesmos, o que torna os acontecimentos ainda mais especiais, trazendo sentimento de orgulho e satisfação a todos os que trabalham naquela unidade de saúde.
Não foi diferente, no último evento promovido em comemoração ao Carnaval. No dia 19 de fevereiro de 2014, o CAPS organizou com os usuários, um bloco de rua intitulado como “Loucos por Amor… e quem não é?”, o qual circulou no centro da cidade, ao longo da área do comércio e Mercado Municipal e contou com a participação do Batuke Social que garantiu a musicalidade e alegria que não poderiam faltar numa comemoração desta natureza.
“O resultado foi um sucesso por diversas razões. A primeira delas foi a forma como a população recebeu e interagiu com o grupo que durante alguns minutos fez com que muitos parassem suas atividades para se divertir junto com uma dezena de “loucos por amor”. E assim, foi com sorrisos, cordialidade e respeito que o bloco passou e foi recebido pela população local. Outra razão para o sucesso foi o apoio da prefeitura municipal de Conceição do Coité e da Secretaria de Saúde, valendo destacar a parcerias com a Secretaria de Comunicação e setores de infraestrutura, transporte e suprimentos. Sem o apoio e as parcerias, contando com a cumplicidade de seus dirigentes, nosso trabalho estaria bastante limitado”, avaliou a coordenadora do CAPS Fernanda Sampaio.
Vale ainda apontar a importância do trabalho integrado da equipe de colaboradores do CAPS. Mas o principal termômetro é a reação dos usuários e ver sua entrega e a felicidade estampada em seus rostos traz uma lição de vida e dá energia para que a equipe busque cada vez mais qualidade na execução do trabalho.
Redação CN * informações e fotos:ASCOM CAPS