O prefeito Igor Moreira Nunes (PT), acompanhado da primeira dama Bruna Vieira, do vice-prefeito Ivan Moura Cavalcante de Albuquerque Junior (PSD), dos vereadores que fazem parte da bancada da situação, secretários, da deputada estadual Fátima Nunes (PT) e do deputado federal José Nunes (PSD), como parte das festividades alusivas aos 117 anos de Emancipação Política de Tucano, inaugurou uma Unidade Municipal de Educação Infantil, que conta com infraestrutura adequada, dispondo de biblioteca, sala de informática, berçário e sala para amamentação, além dos espaços tradicionais.
Situada no bairro Cenecista, em Caldas do Jorro, a unidade escolar recebeu o nome de Unidade Municipal de Educação Infantil Maria José Aras, em homenagem a educadora que faleceu em 2004, após lecionar 40 anos no município de Tucano e atuar como professora, desde 1975, na Fundação de Assistência à Criança e Adolescente, em Salvador.
A unidade foi adquirida através do Pró-Infância, um programa que faz parte das Políticas Públicas do Governo Federal, que contempla a Educação Infantil no que diz respeito às construções de unidades escolares/creches, mais compra de equipamentos e mobiliário. Segundo a secretária de Educação, Viviane Araújo, a unidade prevê atender, no máximo, 120 crianças, de 0 a 6 anos de idade, a partir do próximo semestre e a creche vai começar a funcionar, em breve, em turno parcial, atendendo crianças com a idade de um ano e seis meses a três anos completos até o dia 31 de março de 2014.
“Vamos atenderá ainda uma turma de pré-escola 1, para crianças de quatro anos, no turno da manhã, e uma turma de pré-escola 2, para crianças de cinco anos, no turno da tarde. Sobre a creche, vamos atende ao padrão de qualidade exigido, contando com berçário, parque infantil, refeitório, lactário, solário, salas de atividades, área administrativa e pedagógica, além da área de recreação e vivência, de acordo com as normas técnicas do Ministério da Educação e as crianças do bairro Cenecista e adjacências terão prioridade no preenchimento das vagas, conforme os critérios definidos pelo Conselho Municipal de Educação.”, concluiu.
Ao chegar a Caldas do Jorro, ás 10h, após participar do ato de inaugurações, hasteamento de bandeira, o prefeito encontrou com 14 membros da família Aras, dentre eles o ex-deputado federal, estadual e vereador pelo município de Feira de Santana, Roque Aras, irmão da homenageada Maria José Aras. Ele considerou a obra de muita importância e construída para atender aos seus objetivos por mais de 50 anos. “Está obra é para cidade de grande porte e Caldas do Jorro foi privilegiado pelas autoridades, principalmente pela preocupação com a educação”, falou o ex-parlamentar, representando a família.
Os quatro filhos de Marias José Aras, todos formados em Direito, ou seja, Yasminna, Fernando, Ybsen e José Aras, participaram do evento e ouviram das autoridades que usaram a palavra a importância da família para região. O prefeito Igor Nunes disse que foi incentivado pela família Aras a entrar na política, acreditando no novo. Ao falar para o CN, ele disse que já ouviu várias histórias da patriarca da família, José Aras, que viveu na região de Euclides da Cunha e foi um escritor e poeta brasileiro.
José Aras morou em Bendegó, Feira de Santana e Leopoldina. Em 1938 idealizou a mudança de nome de sua cidade natal, que era Cumbe, para Euclides da Cunha, em homenagem ao escritor de Os Sertões e José Aras foi quem escreveu o hino de Euclides da Cunha. Ele foi o fundador da localidade de Bendegó, inicialmente chamada Entroncamento e preservou um acervo histórico da Guerra de Canudos que hoje é chamado Acervo José Aras, tornou-se patrimônio cultural da cidade de Euclides da Cunha.
Falando de ações, o prefeito firmou o compromisso com a comunidade que durante todo os anos do seu mandado e que este exemplo deverá ser seguido pelos próximos gestores, a data comemorativa da emancipação política deverá acontecer com entrega de obras. Ele aproveitou para anunciar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Requalificação do Parque das Águas, uma área bastantes frequentada pelos turistas por causa do banho termal a uma temperatura de 48°C, duas piscinas com tuboàgua, quadras, churrasqueira, camping, vasta área verde com frutíferas, quadra poliesportiva, campo de futebol e “tudo isto será melhorado e vamos atrair mais e mais turistas”, externou Dr. Igor, como é conhecido o chefe do executivo.
Ele relatou também a situação como encontrou a obra, totalmente inacabada e anunciou os entendimentos que vem mantendo com a diretoria da AGES, que tem sede em Paripiranga, para instalar um campus em Tucano. AGES, atua no mercado a mais de trinta anos e tem autorização para o funcionamento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia, bem como os cursos de pós-graduação.
Dr. Igor aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade para um grande encontro no dia 11 de abril, onde será debatido a criação de uma Universidade Pública no território do sisal e Tucano, segundo o prefeito trabalha para ser a escolhida. O prefeito Igor Nunes, após a solenidade de inauguração, assinou uma ordem de serviço para implantação no município de 70 galinheiros, estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares através do projeto 2ª Água.
A médica Vilma Nunes, agradeceu atenção especial do prefeito pela comunidade de Caldas do Jorro e tratou com almas gêmeas, referindo-se a cidade de Tucano e Jorro, “tendo assim que caminharem juntos”, visualizou. Doutora Vilma, também relatou a importância da homenageada, saudosa, Maria José Aras e pediu ao prefeito que colocasse o nome de mestre Velho na quadra, que será em breve inaugurada, pois o mesmo prestou relevantes serviços à comunidade.
Deputados presentes
A deputada Fátima Nunes, foi a primeira a usar da palavra e disse que o momento era de alegria pois ser político e com mandato é uma é uma oportunidade que povo dar para o cumprimento da missão de trabalhar pelo município. Ela disse que era testemunha da luta dos vereadores, “alguns já moram no meu gabinete”, brincou Fátima ao referir que eles vão constantemente a Salvador na busca de ações que melhore a vida do povo. Ela elogiou a equipe de governo e a sintonia que existe entre o executivo e legislativo.
O deputado federal José Nunes, destacou a força educacional da região e lembrou que a primeira escola de ensino médio da região foi implantada em Tucano, atraindo atenção de todo sertão.
As atividades festivas em comemoração ao aniversário de Tucano encerra na madrugada de domingo com o show Bell Marques que fará sua primeira apresentação no interior do estado em sua carreira solo. Bell, em entrevista a uma rádio local, disse que tocar em Tucano era de grande prazer, pois marcante no início do Chiclete com Banana, um dos primeiros shows e “para nós é muito gratificante atender ao pedido do povo de Tucano e realizar uma festa à altura do aniversário da cidade e um das primeiras cidades a ser visitada neste momento novo da nossa vida”, concluiu.