Há uma necessidade na alma que o dinheiro não preenche, o sexo não elimina, ainda que na corrente sanguínea seja despejado serotonina e esse hormônio que tem ação de anestésico, e por mais que a dor, a angústia, o estresse foi aliviado é perceptível que nós necessitamos de algo mais para aliviar a carga do dia-a-dia.
Sair do nosso próprio mundo ? Como assim ? Quando dobrares o joelho, e falar o que sente, tendo a certeza de ser ouvido, e que não cobram honorários, com certeza, descobrimos um alívio em nossa alma através da oração. Porque, nesse momento, o cérebro é motivado ao estágio ALFA, onde são neutralizados estímulos BETA. Esse estágio de funcionamento da mente ALFA funciona entre 8 a 12 ciclos permitindo um conforto, principalmente, despreendimento do mundo exterior. Elevando-se ao êxtase da alma, assim a Centelha de Deus em nossa vida é iluminada, pois – “o desapego” é o contrário do “apego”, uma das causas de depressão é – “apego”, ou a falta de elevar-se a Deus desapegando-se dos desejos não correspondido.
O apegar-se e não ser correspondido, com certeza, promoverá ao nosso inconsciente uma lacuna não preenchida, um buraco vazio em nossa alma. Para muitos “inconsciente” não é muito conhecido essa palavra, portanto, somos seres conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Estamos na tricotomia da mente nos três estágios de processamento de informações que nosso cérebro funciona. Claro que é perceptível essas transmissões e estágios de funcionamento da mente quando nos desligamos do mundo e suas seduções. Para isso é necessário conhecermos:
– O homem necessita repor minerais perdidos como: selênio, magnésio, zinco, cromo. Ou seja, nosso corpo é formado por estes minerais – o zinco fortalece nosso sistema imunológico permitindo uma defesa maior contra ataques de vírus, bactérias e fungos. O magnésio ajuda assimilar as vitaminas benéficas ao bom funcionamento de nosso cérebro, juntamente com o cromo e selênio. Podemos encontrar esses minerais nos alimentos – porém, tanto o solo brasileiro está pobre e deficiente para essa transferência, bem como, os agrotóxicos os contaminam. Por isso necessário adquirir esses suplementos nas casas de Produtos Naturais;
– Vitaminas B6, E,D são fundamentais, também, encontradas nos alimentos – frutas e verduras, porém, o cozimento deverá ser em banho maria, o não se faz corretamente, são misturas com gorduras não saturadas, e por isso intoxicam o sangue;
– Sangue intoxicado nenhum organismo se auto-regenera e se fortalece em sua defesa, portanto, um fitoterápico Levedo rico em fibras, fósfoso e potássio – ajuda, por demais;
Por fim, ter o comando consciente de exercícios físicos, pois, o ser humano tende a diminuir a circulação sanguínea devido ao sedentarismo das atividades mais sentadas que se movimentando.
Quando falamos em “alívio da alma”, é necessário o trabalho integral do bio-psico-emocional, biologicamente devemos suplementar o nosso corpo, psicologicamente devemos dominar e ter noção de como funciona nosso cérebro e emocionalmente é indispensável dobrar o joelho, elevar-se a Deus em oração, não a credos religiosos ou apego a denominações religiosas. Eis que – “o véu se rasgou”, todos nós temos acesso direto ao PAI.
Ângelo Almeida
Terapeuta.psicanalista
Psicanalista e Teólogo