Embora seja de grande importância na vida do cidadão e cidadã a cultura não consegue atrair tanta gente principalmente nas cidades do interior,em Conceição do Coité mesmo tendo destaque na área cultural, tanto que possui um Centro voltado para esse tipo de atividade,talvez nunca recebeu um público tão grande para uma abertura de festa da Cultura.
Mas a razão da presença do grande público pode ter sido, conforme falou a secretária de Educação, Cultura e Esporte Perpétua Sampaio, o grande empenho da equipe de trabalho que mobilizou toda comunidade coiteense e a ornamentação feita na área externa do Centro Cultural vem despertando curiosidade nas pessoas.
A primeira noite contou com a presença do cantor e compositor Del Feliz que está “escalado” entre as grandes atrações para a Festa da cidade e fará show na Praça do Mercado, mas na abertura, Del que compôs uma música para Coité, esteve lá abrilhantando o grande momento, que contou ainda com a orquestra Santo Antônio de Música que tocou os hinos nacional da Bahia e de Coité, e a participação da coiteense Nilma Almeida que mostrou talento ao cantar o hino coiteense.
Segundo Del Feliz qualquer convite para Conceição do Coité tem um peso muito grande,”tenho um carinho muito grande por essa cidade, e os meus laços que são históricos desde a infância,quando vinha nas sextas-feiras, para a feira livre isso amplia a relação mais que futebol desde novinho, por ter meu conterrâneo prefeito, Assis é uma pessoa que conheço que admiro,e, agora com a composição da música de Coité acho que virou um laço eterno”, disse o cantor.
A primeira noite cultural contou ainda com a presença da professora Cláudia Vasconcelos que proferiu a palestra “Cultura dos Sertões”. Teve também a apresentação de Reisado do Grupo de Cabaceiras e abertura da exposição de artes e da cultura do vaqueiro com atração cultural.
O prefeito Francisco de Assis saudou e agradeceu a presença do público e convidou para subir ao palco o coiteense Roberto Lopes, segundo ele, quando falar de cultura em Coité precisar lembrar daquele cidadão.O prefeito lembrou que embora não seja filho original de Coité, mas que sua mãe é coiteense, conhece a força da cultura d cidade.
A programação oficial da Semana da Cultura e da Festa da Cidade em comemoração aos 81 anos de emancipação política, que acontece de 1º a 7 de julho de 2014. A Festa da Cidade terá shows com Saulo Fernandes, Mato Seco, Tayrone Cigano, Batukerê, Del Feliz, entre outros.
Veja o que vai acontecer de hoje até segunda-feira,7.
02 de julho de 2014, quarta-feira
Palco na Praça da Babilônia/Centro Cultural
15h – Festival de Poesias
20h – Festival de Sanfoneiros
03 de julho de 2014, quinta-feira
Palco na Praça da Babilônia/Centro Cultural
15h – Festival de Teatro
19h – Sessão Especial na Câmara de Vereadores
20h30 – Festival de Quadrilhas Juninas
04 de julho de 2014, sexta-feira
Largo do Mercado/Avenida
9h – Arrastão Cultural nas ruas
20h – Show da Vitória no Trio Cometa
Shows da cidade em trios
21h30 – Mato Seco no Trio Cometa
23h – Nanachica no Trio Cometa
01h – Phaphirô no Trio Cometa
05 de julho de 2014, sábado
Palco na Praça da Babilônia/Centro Cultural
15h – Festival de Dança
Palcos no Largo do Mercado (Acesso controlado pela Polícia Militar pelo semáforo e centro de abastecimento)
20h – Ivaldo Maceió
22h – Batukerê
00h – Fabilu
02h – Del Feliz
06 de julho de 2014, domingo
Palco no Largo do Mercado
20h – Camila Vitorino
22h – Saulo Fernandes com participação da Orquestra Santo Antônio
00h – Chaonda
01h30 – Tayrone Cigano
07 de julho de 2014, segunda-feira
Centro Cultural
9h – Culto Ecumênico
10h – Hasteamento das bandeiras
19h – Roteiro do Forró com apresentação de quadrilha e shows no Bairro do Matadouro