A Festa da Cidade que aconteceu no último fim se semana alusiva aos 81 anos de emancipação política e administrativa de Conceição do Coité teve grandes atrações da música baiana de sexta a domingo envolvendo trio elétrico e dois palcos no Largo do Mercado Municipal. Na noite de domingo, 06, quando teve Camila Vitorino, Saulo Fernandes e participação da Orquestra Santo Antônio, Chaonda e Tayrone Cigano a cidade recebeu o maior público dos últimos tempos, estimado entre 30 e 35 mil pessoas.
Apesar da grande multidão não houve nenhum incidente grave em todo circuito que foi monitorado pela Polícia Militar a entrada e saída dos foliões, que certamente inibiu a ação violenta, tanto que no sábado,depois de uma abordagem dois homens foram flagrados com arma de fogo e apresentados a Delegacia.Depois desse fato nenhum outro caso foi registrado.
Shows
Quem abriu o domingo festivo foi a cantora Camila Vitorino que agitou o grande público, seguida de Saulo, este que já tem a simpatia natural do baiano pela simplicidade, passou a ser mais querido pelos coiteenses depois de levar a Orquestra Santo Antônio para se apresentar em shows, inclusive no Festival de Verão em Salvador.
Saulo com seu figurino que se assemelha ao hippie se apresentou por quase duas horas interagindo, cantando, dançando e levando a grande massa ao mesmo ritmo. O vocalista que possui um repertório conhecido do público não deixou de fora algumas canções do período que esteve na Banda Eva, tendo inclusive a música de maior sucesso EVA cantada em uma só voz e a que finalizou a apresentação.
No camarin Saulo Fernandes recebeu a imprensa e alguns fãs para entrevistas e fotografias e questionado pelo Calila Noticias se sentia “em casa” pelo fato de ter criado uma boa relação com a Orquestra Santo Antônio e ter sido colocado como uma das principais atração para a festa da cidade, ele disse não ter dúvida disso.
Quanto a participação do público no show ele disse que o folião coiteense e de toda região que se fez presente ajudou e muito , “ é muito gratificante você está cantando e ver lá no fundão as pessoas levantando a mão, seguindo nossa orientação e com a sintonia que propomos o show fica leve e saudável”, avaliou o cantor.
Quase no final muita gente viu o momento que Saulo pediu algodão doce ao vendedor ambulante, uma pessoa da produção pegou três sacos com algodão e passou para ele, no momento de pagar o vendedor não quis receber, “receba rapaz, é do trampo”, numa linguagem bem popular demonstrou humildade e recebeu o carinho do publico.Sobre o algodão doce no camarin o CN perguntou se a compra era para seu consumo ele disse que sim.” Gosto muito cara, nos shows sempre que vejo passar compro, eu gosto muito e se tiver churros também adoro”, revelou um dos maiores cantores de axé do Brasil.
Tayrone Cigano
Esse também está estourado. Recentemente no São João de Riachão do Jacuípe, o que se ouvia era: “não quero perder o show de Tayrone”, quem não pôde ir a Riachão que fica a 30 km de Coité, certamente reservou o dia 06 de julho em Coité para isso.
O show previsto para 01h30 começou com quase uma hora de atraso, mas nem isso incomodou aos fãs que também não ficaram parados, pois no palco dois, a banda coiteense Chaonda segurou a multidão com seu variado repertório.
Quando a locutora Vilmara de Assis anunciou o show a multidão foi ao delírio, e, todo cantor precisa de um grupo para fazer a segunda voz, se os vocalistas de Tayrone não tivessem em condições de executar a segunda voz não haveria nenhum problema, pois os fãs cumpririam esse papel, cantaram do inicio ao fim do canções desde o inicio de carreira do cantor até a do CD mais recente.
O prefeito Assis acompanhou ao lado da esposa Flávia Amâncio todos os shows e disse que ficou muito satisfeito pelo sucesso da festa, segundo o chefe do executivo municipal a festa não foi boa apenas pelas boas bandas que se apresentaram e sim pela tranquilidade, pelo reconhecimento das pessoas, enfim, “ tínhamos como grande meta realizar grandes festas para essa gente, e se observarmos são mais de trinta dias depois de ter começado pelo roteiro do forró, comemoração pelas vitórias do Brasil na Copa, devemos ter um descanso hoje (segunda-feira) aniversário da cidade e mais festa amanhã, pois estamos na torcida pelo Brasil contra a Alemanha e temos grandes chances de ter trio novamente”, disse o prefeito.
As atividades desta segunda-feira, 7, foram apenas religiosas e cívicas na parte da manhã 9h – Culto Ecumênico
10h – Hasteamento das bandeiras
19h – Roteiro do Forró com apresentação de quadrilha e shows no Bairro do Matadouro