A maioria dos sindicatos filiados a FATRES está passando por processo eleitoral este ano. Só no mês de novembro serão realizadas eleições nos municípios de Valente, Nordestina e Conceição do Coité. Os sindicatos desses municípios já divulgaram seus editais de convocação e estão realizando atividades para mobilizar seus associados.
Um dos papéis da FATRES é assessorar e acompanhar o processo eleitoral. De acordo com o Assessor Sindical da FATRES, Anderson Lima, para receber a assessoria da FATRES os sindicatos devem fazer uma solicitação formal. “Nosso papel é orientar para a organização dos espaços e das questões burocráticas nas eleições, trabalhando com neutralidade”, reforça Anderson.
Em Nordestina o processo deve ser tranqüilo, tudo indica que a eleição ocorra com chapa única. As bases para o processo eleitoral já estão prontas, a comissão eleitoral está funcionando, estatuto e regimento interno foram discutidos com os envolvidos no processo.
Já em Conceição do Coité, o Coordenador Administrativo do Sindicato, Alivan Pastor, informou que reuniões de base e divulgação em carro de som estão sendo realizadas. De acordo com ele até o momento tudo caminha para uma eleição com chapa única.
O Sindicato de Valente também está realizando reuniões nas comunidades. A Secretária de Jovens do Sindicato e candidata a presidência, Juvanda Gomes dos Santos, confirmou que até agora só uma chapa foi registrada, mas existe possibilidade de ser lançada mais uma, já que o atual presidente, Claudionor Aquino, manifestou interesse de encabeçar um segundo grupo.
Este ano a FATRES já assessorou as eleições dos sindicatos de Quijingue, Queimadas, Monte Santo e Retirolândia.
As eleições estão marcadas para as seguintes datas:
Valente 05/11, Conceição do Coité 11 e 12/11 e Nordestina 19/11.
ASCOM FATRES
Arlene Freire e Cleber Silva