Foi realizado durante toda tarde e noite de sábado (06) no distrito de Estela Dúbios, conhecido por Entroncamento de Jaguaquara, o primeiro Encontro de Líderes Emancipalistas da Bahia como o objetivo de fundar à Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital do Estado da Bahia (FADDEB). Além da discussão em torno da fundação da FADDEB, foram traçadas as diretrizes e as ações a serem adotadas pelos movimentos emancipalistas junto ao Congresso Nacional, visando aprovação da legislação que trata da criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.
Os representantes das associações dos Distritos de Stela Dúbios (Jaguaquara), Taboquinhas (Itacaré), Vila de Abrantes (Camaçari), Itamarati (Ibirapitanga) Santana do Sobrado (Casa Nova), Vila do Café (Encruzilhada), Riacho da Onça (Queimadas), Salobro (Canarana), Pilar (Jaguarari) e Caldas do Jorro, no município de Tucano elegeram a Diretoria da nova entidade e líder emancipalista e palestrante do evento Luiz Farias empossou os membros os diretores.
“Este momento será ímpar na história das lutas pela criação de novos municípios. Tenho certeza que após este encontro que terá como ponto forte será a fundação da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas da Bahia (FADDEBA), possamos unir todos os grupos e com isso partirmos organizados e mais fortes”, falou Fernando D’Emidio, um dos organizadores do encontro.
Luiz Farias, presidente da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalistas do Ceará (FADDEC,), incentivador da criação das federações pelo Brasil, vem acompanhando, mesmo a distancia a atuação dos lideres baianos nesta luta e, segundo ele, o momento atual está se desenhando de uma forma favorável ao movimento emancipalista e a Bahia está seguindo as diretrizes do Movimento Emancipa Brasil “isso é um momento especial do movimento, pois, após longa e árdua luta, permeada por vitórias e obviamente derrotas, estamos novamente reunidos visando buscar forças e esperamos que daqui saia alguma resolução concreta de como deveremos nos portar daqui pra frente”, finalizou Farias.
No final do evento foi produzido um documento intitulado “a carta de Stela Câmara Dúbios’, resultado dos trabalhos realizados durante as discussões apresentadas pelo lideres presentes ao evento”.
Redação CN * informações Taboquinhas Informa – Fotos: Albert Queiroz