A Banda Batukuerê fundada em Conceição do Coité no fim da década de 1980, chamada inicialmente de Banda Astral, com vários discos, CDs e DVDs gravados, não está na grade de atrações da Festa da Cidade, que acontece nos dias 6 de julho, em comemoração ao aniversário de 83 anos de emancipação política e administrativa.
A festa terá como principal atração o cantor Léo Santana e será em nivel de atrações inferiror em relação ao ano passado quando teve Aviões do Forró, Tayrone, Edson Gomes e a propria Batukuerê.
Sem entender os motivos da não contratação para este ano, o guitarrista Valdir Carvalho, um dos fundadores da banda recorreu a sua página do Facebook onde lamentou;
É com um grande aperto na alma ( não só pela questão financeira, esta, para quem ama o que faz, fica em segundo plano ), que vejo, pela primeira vez, em NOSSOS 30 ANOS de carreira e de história na música, o BATUKERÊ, “ FICAR DE FORA ” da festa de comemoração do aniversário de sua cidade natal, Conceição do Coité-Ba, em Julho de 2016.
Para nós, que de uma certa forma, ajudamos a profissionalizar e a valorizar a música e a categoria musical coiteense, levando para milhares de pessoas nesta terra e em outras terras deste nosso querido Brasil, a nossa alegria musical, pautada com muita dedicação, estamos decepcionados e não conseguimos compreender, a recusa do nosso trabalho nesta referida festa, este ano de 2016.
Bem sabemos que este fato não foi da vontade do prefeito municipal, ele que sempre nos diz que reconhece e é um admirador do nosso trabalho e da nossa história, assim como, da contribuição cultural que temos dado ao nosso município. Vale salientar, que a música do Hino Oficial de Conceição do Coité é da nossa autoria. Infelizmente, em um processo administrativo democrático, existem pessoas que não possuem nenhuma sensibilidade cultural e histórica, e, de forma fria e desconhecida, interferem nas reuniões de organização de eventos, impondo suas opiniões e contrariando inúmeras outras pessoas.
Exemplificando a nossa tristeza, é como se Armandinho, Dodô e Osmar ficassem de fora do Carnaval de Salvador.
Para nós do Batukerê, não sermos convidados para nos apresentarmos no aniversário de outras cidades, as quais, costumamos participar, é natural, mas, da nossa cidade, é realmente uma grande tristeza, pois, é uma oportunidade de apresentarmos o nosso trabalho para nossos familiares, amigos, conterrâneos e todos aqueles que admiram a nossa banda, fazem parte e acompanham a nossa história.
Valdir Carvalho do Batukerê.
Guitarrista, Compositor, Produtor Musical.
O Calila Noticias descobriu que, situação semelhante aconteceu com o forrozeiro Alcymar Monteiro, que pelo terceiro ano fica de fora da festa de Caruaru, que segundo ele ajudou a criar e hoje é uma das mais tradicionais do Nordeste Brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=Ob2Ffpaprvo