O CN embora seja um site que divulga noticias diversas do Brasil e do Mundo, utilizando outras fontes de informação, não esconde que o foco principal são as reportagens voltadas para a região Norte / Nordeste do Estado da Bahia, com a equipe acompanhando os acontecimentos in loco num raio de até 350 km a partir de sua sede de redação Conceição do Coité.
De acordo com a plataforma Word Press utilizada pelo Calila para suas publicações, de 1º de janeiro de 2017 até as 22h54 do dia 29 de dezembro, faltando 2 dias para acabar o ano, o site teve 14.083,887 (quatorze milhões, oitenta e três mil e oitocentos e oitenta e sete visualizações), consagrando-se como um dos maiores do interior da Bahia, inclusive recebeu destaque na Assembleia Legislativa no inicio deste mês.
Durante o ano cerca de cinco mil publicações foram feitas, pois, o CN sabe da necessidade de está atualizando a todo instante as informações para cerca de meio milhão de pessoas que acompanha e confia no trabalho.
RETROSPECTIVA
Política
O ano 2017 começou movimentado no meio político, pois, no primeiro dia milhares de prefeitos, vice e vereadores foram empossados após se elegerem e reelegerem no pleito municipal 2016.
O CN destacou a posse de Dival Medeiros Pinheiro (PT), mais conhecido por Dival de Memel, tomou posse para o segundo mandato de prefeito do município de Lamarão. Ele foi reeleito com 60,20% dos votos válidos, ficando na segunda posição no rank do melhor resultado eleitoral entre os 20 municípios do território do sisal. Neste mesmo ano Dival se elegeu presidente do Consisal e da FECBahia, representações maiores dos municípios através de consórcios. O primeiro em nível de região e o segundo em todo estado.
Eures comemora vitória para presidência da UPB; ele teve 67 votos a mais que o concorrente.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro venceu a eleição da UPB União dos Municípios da Bahia, na tarde de (25/01), com votos de 345 prefeitos, correspondendo cerca de 89,27% do total, Ribeiro teve uma diferença de 67 votos, em relação a Luciano Pinheiro (PDT) prefeito de Euclides da Cunha. .
Eures que recebeu o apoio da então presidente Maria Quitéria passou a ser o segundo prefeito de Bom Jesus da Lapa a liderar a UPB. Em 2009, o vencedor foi Roberto Maia, na época do PMDB.
Violência
O ano 2017 foi marcado mais uma vez pela violência na grande maioria dos municípios, pessoas assassinadas, sendo que a maior parte das pessoas envolvidas no mundo crime. Em Conceição do Coité foram aproximadamente 30 mortos de forma violenta, muitos casos a policia atribui a disputa pelo tráfico de droga e briga de facções.
O caso que mais chamou atenção e comoveu, não só a população coiteense e região sisaleira como praticamente em todo Brasil, foi o assassinato do fundador da Congregação Cristã no Brasil, em Coité.
O fazendeiro e líder religioso David Balbino de Oliveira, 77 anos, residente no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, foi encontrado sem sinais vitais na manhã de domingo (02/04), no interior da casa sede da Fazenda Nova, uma das suas propriedades que fica há 04 km de Salgadália, caído na sala e com ferimentos na cabeça, na ocasião, crime tipo latrocínio (roubo seguido de morte), mas não tivemos o resultado final do inquérito para saber se foi confirmado tal crime.
A reportagem obteve 162.339 visualizações, recorde histórico do CN por matéria publicada nos seus 11 anos.
O segundo caso de maior repercussão do ano e que chocou Serrinha e grande parte da Bahia foi o assassinato da jovem mãe Daiane Reis Mota, 25 anos. Ela desapareceu no sábado dia 16/12, e foi encontrada morta na manhã de domingo, 17. O que causou forte comoção foi o fato de ela ter sido morta pelo marido e estava grávida de oito meses e meio, do segundo filho, cujo parto estava previsto para acontecer na segunda, dia 18, que foi marcado pelo sepultamento dela e do bebê.
Adilson Júnior confessou o crime e disse na Delegacia que ciumes e desconfiança teria provocado ele tirar a vida da mulher.
Acidentes de trânsito
As rodovias BRs 324 (Tanquinho a Capim Grosso) e 116 Norte (Posto Trevo a Ibó) mais uma vez foram assuntos no que diz respeito a tragédias. O Calila Noticias cobriu vários acidentes, mas os que renderam maior repercussão foram: o caso do médico natural de Quijingue Edenivaldo Cardoso Silva Junior, 32 anos, que havia falando com a família que estaria a caminho da cidade, isso no inicio da tarde do domingo (26/02) mas não chegou em casa e não atendia o celular.
No inicio da tarde de segunda-feira, 27, a noticia que ninguém queria, pouco mais de 24horas depois do último contato, ele foi encontrado morto dentro do seu carro Honda Civic numa ribanceira de difícil acesso as margens da BR 116 Norte, cerca de 250 metros depois de passar pela ponte do Rio Angico, sentido Araci – Caldas do Jorro.
Juninho formou-se em medicina em setembro de 2016, trabalhava em unidades de saúde de Salvador, Alagoinhas e Pojuca e estava sendo a segunda vez que ia a Quijingue depois de se tornar médico.
Na BR 324 trecho que liga Tanquinho a Riachão Jacuípe sempre marcado por tragédias, este ano 2017 o caso de maior repercussão foi a colisão envolvendo um Vectra e um Fiat Uno. Seis pessoas morreram, quatro de uma família cigana e dois do Uno. Outros três passageiros do Vectra que estava com excesso de passageiros ficaram feridos.
Calila Noticias possibilitou a felicidade de pessoas que procuravam por parentes.
A popularidade do site Calila Noticias proporcionou alegria de duas famílias, quando a redação foi procurada para fazer divulgação de pessoa desaparecida e a filha de 29 anos que desejava encontrar o pai que nunca tinha visto.
O primeiro caso o CN atendeu o pedido de Garciliana Rosa, filha do aposentado José Paulo dos Santos, 80 anos, conhecido por Vadinho, natural da cidade de Pintadas, no território da Bacia do Jacuípe, que tinha um grande sonho em sua vida que é reencontrar algum parente. Vadinho deixou Pintadas quando ainda era Povoado de Ipirá, em 1964 e foi morar em Canoão, hoje Distrito de Ibititá, Município da Microrregião de Irecê.
Duas horas depois da publicação, sobrinhos do velho Vadinho que moram em vários estados do Brasil e também da terra que nasceu Pintadas, entraram em contato com o Calila demonstrando grande satisfação e promessa que iriam reencontrar, ou melhor, conhecer o aposentado, já que os que os irmãos todos eles já partiram para eternidade.
O outro caso mais recente aconteceu no mês de novembro e envolveu a dona de casa Aniram Maira Braz dos Santos, 29 anos, residente na Fazenda Lagoa Preta, no município de Retirolândia-BA, vendo o resultado positivo do caso de Seo Vadinho, procurar o CN em busca de ajuda para localizar seu pai Manoel Silvestre dos Santos, que desapareceu quando ela estava no ventre de sua mãe Marina Braz dos Santos, com quem namorava.
Após a publicação, um oficial da PM resolveu ajudar e localizou em Feira de Santana no dia 14/11. Naquele mesmo dia, ela já tinha uma foto dele que não tinha a mínima ideia quem era e um áudio emocionado. Dia 17/11, três dias depois o CN promoveu o encontro emocionado de ambos e a promessa de que jamais ficarão sem o contato.
Professores fazem campanha para ajudar colega com câncer; caso não passou de uma fraude e está na justiça
Uma grande campanha de mobilização para ajudar a professora Ana Maria Nascimento, 37 anos, teve inicio nas redes sociais e depois ganhou as ruas de Coité. A campanha visava arrecadar R$ 32 mil para compra de um medicamento nos Estados Unidos e a professora estava entubada no Hospital Sirio Libanês em estado grave por sofrer de leucemia e o remédio precisava chegar com brevidade. A campanha estava satisfatória, muita ajuda recebeu, até que uma pessoa entrou em contato com o Calila informado que tudo aquilo era uma farsa e que Ana não tem problema de leucemia e que a mesma sempre lesou a boa fé das pessoas.
No dia seguinte a campanha foi suspensa, a justiça bloqueou a conta de Ana Maria que foi confirmado que ela não estava no Sírio, e sim em Campina Grande na Paraíba, onde reside.
O CN esteve recentemente da Delegacia onde conversou com a delegada Ludmila Araújo, ela disse que o caso está em evidencia, já ouviu muitos professores e poderá pedir a prisão de Ana Maria, está aguardando apenas algumas provas, inclusive quer confirmar se funcionarias da CAPS tem participação no caso, pois, já sabe que por muitos anos uma servidora participou da campanha. De acordo com a delegada, essa pessoa afirmou ter recebido um e-mail de um medico do Sirio Libanês falando sobre a paciente, solicitado esse e-mail, não foi entregue.
A delegada disse também que já tem copia da queixa prestada pelo médico que aparece nos documentos de Ana como sendo do Sirio e que estaria indicando sua internação, quando não o fez. Aparece seu CRM numa folha timbrada do Sírio, quando ela jamais assinou.
Esporte
No futebol o coiteense Wallace voltou ao Vitória onde surgiu e permaneceu por 11 anos, deixou o clube em 2010 para jogar no Corinthians onde foi campeão da Libertadores e Mundial de Clubes, em 2014 foi transferido para o Flamengo onde conquistou a Copa do Brasil. Seu passe foi adquirido pelo Grêmio em 2016, o clube Gaúcho emprestou a um clube do futebol turco onde atuou apenas cinco meses e de volta para o Grêmio, foi emprestado ao Vitória, que embora o time Baiano tenha feito uma campanha decepcionante no Brasileirão, Wallace fez bons jogos e se tornou um dos principais lideres do grupo.
Atletas da região do sisal estiveram representando Coité, Riachão, Santaluz, Ipirá e Serrinha no Campeonato Brasileiro deste ano 2017. Além de Wallace o Vitória mandou a campo dos jogadores naturais de Riachão do Jacuípe. O zagueiro Ramon e o lateral direito Caique Sá. O Avai teve um serrinhense, o lateral esquerdo ‘Capa’, o Botafogo contou com o atacante Marcos Vinicius e Santaluz foi representado por Carlos, aquele centro-avanete que brilhou no Atlético Mineiro.
Esporte Amador
Quem brilhou internacionalmente e foi a lutadora de MMA Michele Oliveira. A coiteense em competição disputado em Bahrain, na Arabia superou quatro adversárias e conquistou titulo mundial. Com apenas 22 anos Michele é grande promessa no esporte e com grande humildade vem conquistando a torcida dos conterrâneos.