De acordo com a diretoria da FATRES organizadora do evento, foram exatamente 137 espaços de comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária dentro da 9ªFeira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), que movimentou a cidade de Valente no final de semana de 11 e 12 de maio.
Ainda segundo a FATRES, depois de dois dias intensos de diversas atividades, o evento só terminou para os visitantes e expositores, pois, a equipe organizadora, ainda terá uma semana intensa de trabalho que vai resultar em relatórios didáticos das atividades, avaliação e principalmente o balanço com dados do que a Feirafes movimentou em recursos neste ano de 2018.
A 9ª Feirafes teve um considerável aumento de público comparado aos anos anteriores, somando os dois dias passaram pela praça da Jazida cerca de 15 mil pessoas entre expositores, empreendimentos, visitantes e participantes da noite cultural.
O subtenente, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Valente, PM Freitas, esteve à frente da segurança do evento e afirmou que durante os dois dias nenhuma ocorrência foi registrada. “A Feirafes foi um momento festivo que transcorreu com muita tranquilidade”. Afirmou PM Freitas.
A movimentação financeira ainda não foi totalmente fechada, no entanto a FATRES assegura que o valor se aproxima a 2 milhões de reais, considerando investimento com estrutura e logística para a realização do evento somado aos valores de comercialização e negócios gerados diretamente para empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária que participaram da Feirafes 2018.
“A previsão é que até o dia 25 de maio estaremos com todo o material sistematizado, não apenas para o controle da Fatres, mas principalmente para os parceiros que diretamente e indiretamente colaboram com a Feirafes”. Afirmou o animador de projetos da FATRES, integrante da comissão da Feirafes, José Roque Lima.
“É preciso levar em consideração ainda que não temos como medir com exatidão outras movimentações que acontecem durante o evento, apenas o que fora mobilizado diretamente pela FATRES, isso implica dizer que considerando a movimentação que a Feirafes gera para o mercado local e vendedores ambulantes, esse valor ultrapassa os dois milhões de reais”. Observou o secretário Executivo do Consisal, José Silva, que enquanto parceiro da Feirafes, teve José Roque como integrante da comissão Cultural da Feira.
Realizada em parceria com Prefeitura Municipal de Valente, a Feirafes, em dezembro de 2017 entrou para o calendário oficial do município, ocorrendo sempre no segundo final de semana do mês de maio. Este ano, de 2018 o avanço da Feirafes gerou muitas expectativas para o próximo ano.
“Nós vamos estar entregando esse calendário também ao Estado e pautando o Governo para que este se torne um calendário Cultural e de Festa do Estado da Bahia” Afirmou o Coordenador Geral da FATRES, Urbano Carvalho. “A Feirafes tomou uma proporção muito grande e o nosso desafio agora é manter este evento sem preder o nosso foco principal que é a valorização da agricultura familiar e da economia solidária dentro de toda essa diversidade econômica, cultural e artística” completou Urbano.
O prefeito, Marcos Adriano destacou que a principal importância da Feirafes é o fomento a economia não só de Valente mais de todo o Território. “É uma satisfação imensa essa parceria, a gente entende que a agricultura familiar precisa ser valorizada e implementada sempre”. Avaliou Marcos.
CN * Ascom FATRES