O Calila Notícias foi lançado em 2006 quando Valdemí de Assis e sua equipe da Agência Kallyla deixou a Rádio Sisal onde era líder de audiência em três programas matinais. O Alô Sertão que abria a programação às 05h00 com Valdemí o conhecido Mitinho, seguido do Jornal das Oito apresentado por Vilmara de Assis e Genivaldo Silva às 07h30 e Vilmara retornava às 10h30 para apresentar o Mulher em Movimento.
Notícia na internet ainda era pouco conhecida pelo menos no interior da Bahia e com objetivo de entrar com noticiário através da rede universal de computadores, Valdemi se reuniu com Raimundo Mascarenhas que também atuava como repórter do Jornal e criaram o Site Kallyla Notícias que tinha como slogan ” A Notícia que você ouve e lê”. Para facilitar a digitação do endereço a direção simplificou o nome do site para Calila Notícias.
A ideia era levar, além de textos escritos e ilustrados com fotografias, áudios com entrevistas como esporadicamente acontece.
Mas algo surgiu para incrementar e evidenciar ainda mais o projeto, o Audima programa que faz a conversão do texto em áudio e mais do que nunca favorece o que a direção do site idealizou.
Segundo o Audima 19% da população brasileira tem alguma deficiência na visão;
25% são analfabetos ou semi analfabetos;
30% apresenta presbiopia (também conhecida como vista cansada);
32% dos brasileiros apontam a falta de tempo como a principal barreira para ler.
Portanto, o CN sempre pensou neste projeto e acaba de lançar para dar maior comodidade ao leitor.
Sempre que clicar uma matéria para ler vocè também pode ouvir a mesma.