As redes sociais surgiram em um passado relativamente recente e se expandiram para além da questão do divertimento. Há pouco mais de uma década, por exemplo, os celulares eram dispositivos vistos com funções básicas de envio de mensagens e chamadas telefônicas.
Hoje, no entanto, há quem empregue os smartphones para funções anteriormente inimagináveis. Dotados, em muitos casos, de uma série de funcionalidades avançadas, estes podem até mesmo gerar maior segurança aos usuários por meio dos recursos de localização, assim como também conseguem suscitar diversão com jogos online. Seu maior emprego, contudo, ainda é o de comunicação, mas vale ressaltar que isso tem se processado de formas diferentes com o uso de aplicativos vinculados a redes sociais.
O aumento da capacidade de se estabelecer interações sociais:
A comunicação é um dos campos mais aquecidos em se tratando da internet. Comunicar-se nos dias atuais, entretanto, não tem se limitado a escrever mensagens, mas esta ainda é uma das realizações mais vistas e valorizadas.
Aplicações em relação às mensagens escritas:
Ainda que as linguagens passem por modificações com o tempo, tratando-se de um processo natural entre as mais diversas gerações, a escrita permanece aliada aos mecanismos da internet. Há maneiras próprias de se escrever em redes sociais, que vão desde a adoção de um estilo formal, respeitando-se a norma culta de um idioma até o emprego de expressões coloquiais que estejam em voga durante um dado momento.
• Formas diferentes de se representar emoções:
A comunicação na era das mídias sociais emprega imagens, elementos escritos, vídeos, etc. Assim como o modo variado como as informações são transmitidas, há também peculiaridades em relação à produção de alguns conteúdos. A utilização de determinados aplicativos possibilita com que seus usuários digam algo por meio da dança, por exemplo.
As principais redes sociais apresentam diferenças na maneira como permitem que as expressões de emoções sejam transmitidas ou geradas. As inovações chegam rapidamente de um ponto a outro do planeta, o que significa que um aplicativo lançado do outro lado do mundo, caso seja sucesso entre seus usuários, muito possivelmente será utilizado em escala global, interligando pessoas, empresas e organizações.
• Como as empresas valem-se das alterações nas comunicações:
O gestor contemporâneo não abre mão de acompanhar os lançamentos no campo da tecnologia. Ainda que não trabalhe de maneira direta com este segmento, há grande atenção em se tratando das mídias sociais, já que delas podem partir vendas, assim como parcerias de alto valor.
Quem está no gerenciamento de uma dada empresa costuma verificar com frequência o que as pessoas tem postado na internet acerca do desempenho da concorrência, assim como da próprio empreendimento. Isso promoveu ma competitividade que deve ser encarada de forma saudável, uma vez que gera aperfeiçoamentos em relação ao atendimento que se presta.
• A necessidade de se comentar sobre o cotidiano:
As mídias sociais têm a capacidade de aproximar as pessoas de seus ídolos e isso se dá por meio da exposição do cotidiano, dentre outras formas. Tornou-se bastante comum que famosos veiculem conteúdos em que apareçam em suas residências ou fazendo algo corriqueiro em suas rotinas. Os usuários dessas redes também podem observar o que profissionais de destaque em diversos segmentos têm feito, tais os que atuam em modalidades esportivas, por exemplo.