O Calila Notícias acompanhou na manhã desta terça-feira, 29, a visita do governador Rui Costa a Conceição do Coité para inaugurar o Complexo Poliesportivo Estudantil que sem dúvida no quesito estrutura física marca a maior obra do Governo Assis.
O CN aproveitou para observar os acontecimentos e fatos curiosos desta visita e vai contar pra você caro leitor no ‘poucas e boas’.
Rui bem na pesquisa
O governador chegou mais cedo que o horário previsto, ou seja, antes das 09h e não tivemos informações sobre a passagem dele pela Avenida Luiz Eduardo, visita aos colégios Polivalente e Olgarina, os registros do Calila só iniciaram quando o governador chegou a Praça Porcina Rosa (Praça do Fórum) que também vai ser chamada Praça de Alimentação. O governador quando viu o Calila perguntou ao seu chefe de segurança e cerimonial conhecido por Nelsinho: “já passou a pesquisa para o Calila Nelsinho?”
O governador não escondeu a satisfação, pois de acordo com o Instituto Paraná ele aparece muito bem avaliado por 84,2% dos baianos, 5,7% dos entrevistados não souberam ou não responderam à questão. Os dados mostram ainda que o índice de aprovação foi positivo para 52,7% dos baianos ouvidos, com 19,2% deles classificando a atuação do governador como ótima e 33,5%, como boa.
Na outra ponta, estão 14,6% dos baianos que fizeram uma classificação negativa, 6,3% considerando a gestão ruim e 8,3%, péssima. No meio-termo, estão 30,2% que acham a atuação de Rui regular. O chefe do executivo baiano disse que 2020 foi um ano que não pode acelerar por conta da pandemia, “mas vou compensar isto em 2021, vai ser correria em dobro”, falou Costa.
Lideranças presentes
Prefeitos novatos que tomarão posse na próxima sexta-feira, 1º, marcaram presença, a exemplo de Dr. Arismário de Santaluz, Edifrâncio (Santa Bárbara); Gonzaga (Ichu) e Ilário (São Domingos); reeleito Nininho Góis (Quijingue) e Vonte (Retirolândia).
Teve também candidatos derrotados, mas que foram prestigiar o governador. Danilo (Coité) Almir (Barrocas) Dr Erivaldo (Nordestina) e Zé Neto (Feira de Santana).
Bons na política, ruins de bola
O governador e comitiva percorreu toda área construída e no momento que passava no campo de grama sintética se posicionaram para cobrar penalidade, o primeiro a cobrar foi o secretário de Educação do Estado Jeronimo Rodrigues que perdeu, Danilo Ramos marcou, Assis e Alex perderam, e por fim, Rui tirou os sapatos e marcou o gol.
Veja outras cobranças
Ilário Carneiro foi gerente de Rui Costa
O governador quando fazia a saudação as lideranças presentes ao citar o recém eleito prefeito de São Domingos Ilario Carneiro (PSD) fez um breve comentário que ele cuidou de sua conta bancária quando gerenciou sua conta do Banco Real no ano 2000. O CN quis saber mais sobre essa história e procurou Ilario e ele respondeu que no ano 1999, entrou no banco Real como estagiário e saiu em 2009 como gerente geral substituto época que o banco já tinha sido vendido ao Santander. “Quando exercia a função de gerente de relacionamento em um Pab(posto de atendimento bancário) que funcionava na Câmara Municipal de Salvador tive o prazer de ser gerente de Rui Costa que na época era vereador. Rui sempre foi educado e atencioso e muito organizado com relação a sua vida financeira. Mantivemos o relacionamento mesmo depois que ele deixou o cargo de vereador para assumir a Serin no governo Wagner. Nos conhecemos quando ele era vereador e eu gerente e banco e agora ele é governador e eu prefeito da minha cidade São Domingos e juntos vamos fazer muito pelo nosso povo”, disse Ilario.
Vereadora traduz para os surdos
É muito comum encontrar em eventos interpretes em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a compreensão dos surdos, e neste evento de forma espontânea estava a recém eleita vereador Marli de Bandiaçu (PT) que permaneceu de pé durante todo evento ao lado do palanque. Marli é mãe de surda e tem profundo conhecimento e habilidade nas mãos para informar o que ouve.
O prefeito Assis se tivesse vencido a eleição talvez teria o mesmo comportamento de hoje, pouca conversa e só rir o necessário, nunca se empolgou muito nem mesmo nas conquistas, imagine após perder uma eleição? Ele que costuma também fazer discurso longo, usando o boné de Che falou só sete minutos, mas suficientes para falar: “Tudo isso está nos olhos daqueles que querem ver, mas os cegos, os inconformados, olharão tudo isso, grandioso aos olhos de quem não quer enxergar, dirão que o que fizemos foi a destruição do campo velho. O meu agradecimento ao povo de Conceição do Coité aqueles que enxergam a realidade, e o meu desprezo aos espírito de porco”.