Algo que infelizmente é bem comum, são as batidas de carro e de moto. Não é segredo pra ninguém que o trânsito está cada vez mais violento. As estatísticas mostram a enorme quantidade de acidentes que acontecem diariamente nas estradas e rodovias brasileiras.
Apesar disso, nem todo mundo sabe exatamente como agir em caso de colisão de carro ou de moto. Diante disso, preparamos este post com algumas informações úteis, assim você pode ter alguma noção do que fazer e como correr atrás para resolver quaisquer problemas que possam ocorrer.
Segurança sempre deve ser a prioridade
Antes de tudo, nunca é demais ressaltar que no trânsito a segurança vem sempre em primeiro lugar. Portanto, a regra número um sempre vai ser a prevenção, que é alcançada através de uma direção prudente e atenta.
Entretanto, caso um acidente já tenha acontecido, a segurança dos envolvidos deve ser assegurada imediatamente. Assim sendo, faça o possível para sinalizar para os outros motoristas que um acidente acabou de acontecer, você pode fazer isso utilizando as luzes de alerta dos veículos, do triângulo e até galhos de árvore, por exemplo.
Também é fundamental chamar ajuda, então ligue para a emergência caso alguém esteja ferido. E sempre ligue para a polícia, mesmo que não seja uma colisão grave, isso porque fazer um boletim de ocorrência é fundamental para resolver questões como o seguro, para justificar ausência no trabalho, entre outras situações em que o boletim pode ser útil.
Procure manter a calma e resolver tudo amigavelmente
Histórias de brigas no trânsito inundam os noticiários, infelizmente as pessoas estão cada vez menos pacientes e muitas tragédias ocorrem em função disso. Lembre-se que se ninguém se machucou no acidente o pior já foi evitado, isso que é o mais importante em uma situação de acidente de trânsito.
Os danos já foram causados, ou seja, não adianta brigar, se acusar, ou querer tirar satisfações, agora o ideal é resolver tudo calmamente e de forma amigável. Caso o culpado pelo acidente tenha seguro, tudo fica mais fácil, bastando realizar o boletim de ocorrência e acionar o seguro para que todos os danos materiais sejam reparados.
Além do mais, mesmo que o outro motorista envolvido não queira colaborar, você não precisa tomar nenhuma providência no sentido de cobrar satisfação, isso porque você pode contar com os serviços de um advogado especializado em acidentes automotivos, que pode te ajudar a resolver tudo de forma segura e legalizada. Ademais, um advogado especializado também pode te ajudar a resolver questões legais quando há vítimas fatais ou debilitadas em decorrência do acidente.
Conclusão
É claro que ninguém quer passar por uma situação ruim como um acidente automotivo, entretanto, com cada vez mais veículos nas ruas, infelizmente é algo corriqueiro e que qualquer um está sujeito a passar.
Assim sendo, procure estar sempre atento e fazendo uma condução defensiva. Mas se caso o pior acontecer, estar bem informado acerca da legislação e dos procedimentos a seguir pode fazer uma grande diferença para resolver tudo de maneira rápida e com menos problemas.