O Calila Notícias sempre presente nos acontecimentos dos municípios que compõem o território do sisal, além de outros circunvizinhos, tomou conhecimento que o governador Jerônimo Rodrigues estaria fazendo uma visita a cidade de Monte Santo com objetivo de subir a Serra da Santa Cruz e foi até lá pra ver de perto e contar de certo. Raimundo Mascarenhas fez uma reportagem especial sobre a visita do governador que disse ter ido pagar uma promessa feita durante um comício de campanha em setembro de 2022 quando prometeu se ganhasse a eleição retonaria a Monte Santo para subir a Serra e agradecer a vitória.
Ele chegou a Monte Santo por volta das 16h e foi recebido pela prefeita Silvania Matos (PSB), ficou ali na sobra do comercio nos fundos da igreja matriz ‘matando o tempo’, ‘cozinhando o galo’ enquanto esperava o astro rei ir embora. Por volta das 17h seguiu em comitiva rumo a escadaria que dá acesso ao topo da serra onde está a capela edificada em 1848, até lá são cerca de 3 mil metros de extensão e 500 metros de altura.
Socorrista do SAMU mostrou talento em cântico religioso
O CN fez uma live pelo Instagram mostrando o trajeto desde a Praça Monsenhor Berenguer, Rua Senhor dos Passos até o início da escadaria. Lá estava uma equipe do SAMU e uma socorrista soltando a voz em cântico religioso enquanto aguardava a chegada da comitiva para receber as bençãos do padre Laerte.
Prefeita e vice estão de relações cortadas, mas se mantiveram juntas na visita do governador
A prefeita Silvania esteve lado a lado com o governador, e quem não descolou também foi sua vice Itacia Andrade, elas se elegeram juntas em 2020, mas houve desentendimento e estão de relações cortadas, quem se mantém firme ao lado da filha é Jorge Andrade “O queridinho” que se postou ao lado da prefeita e do governador como se dissesse. A gestão não é mais nossa, mas o governador é!.
Prefeito de Quijingue com problema no joelho não subiu a serra, mas se a seleção voltar a vencer o Intermunicipal ele sobe. Prometeu!
Nossa equipe encontrou o prefeito Nininho Góis do vizinho município de Quijingue e perguntou se iria encaram a subida da serra acompanhando o governador e ele disse que um problema no joelho impedia, que em anos anteriores subiu pelo menos umas três vezes, porém, assim como fez Jerônimo, ele prometeu se a seleção de Quijingue ganhar o campeonato intermunicipal este ano, chegando ao Bi, ele vai subir a serra para agradecer. Enquanto isso não acontece, ele ficou ali nos primeiros degraus para ’embarcar’ o deputado Laerte do Vando.
Silvania foi até onde pôde
E a prefeita Silvania Matos que começou a subir, subir, no meio de centenas de pessoas sempre ao lado do governador, depois da segunda capela, cerca de 150 metros do ponto de partida, resolveu parar, alegou que não conseguiria ir muito longe e foi orientada pelo governador a ficar. A prefeita é evangélica declarada, a doutrina da religião dela é que só Jesus é Santo! Mas sabe respeitar a crença de cada cidadão e cidadã, inclusive quando disse que Jerônimo deu demonstração de compromisso, sua fé e o temor a Deus quando foi pagar promessa, segundo ele esse respeito é extensivo para qualquer um que de alguma maneira demonstra seu compromisso com Deus.
Laerte do Vando em Lua de Mel com o Governo
O deputado Laerte do Vando abriu mão das votações que estavam acontecendo na ALBA e ‘capou o gato’ para terra natal, ele que está em ‘lua de mel’ com o governo não ia perder mesmo a oportunidade de subir a serra com seu mais novo amigo. Ele revelou recentemente que se arrepedimento matasse estaria morto ter votado contra Jerônimo. Mas ele foi ético, enquanto Silvania, Itacia e Jorge Andrade estavam próximo do governador ele se manteve distante, mas quando achou uma brecha colou até o topo da serra.
São Jerônimo
Muito provavelmente 99% das pessoas que subiram a Serra da Santa na segunda-feira, dia 30, foram movidas pela Fé em ‘São Jerônimo’. Diriam que essa porcentagem cairia para 9% ou menos se fosse na terça dia 31 ou quarta, dia primeiro de novembro que ai sim, as pessoas realmente sobem movido pela fé e a crença em todos os santos tradição secular.
Ex-prefeito Jorge Andrade deixou seu cardiologista orgulhoso, mas deve ter levado um puxão de orelha
Jorge Andrade prefeito de Monte Santo por 3 mandatos, no auge dos seus 71 anos passou recentemente por uma cirurgia cardiaca em Salvador e quando muita gente esperava que ele não passasse do primeiro degrau da escadaria para eviar esforço execivo e enfrentar o forte calor, eis que apareceu na igreja do alto da serra e teve tempo de posar para foto com os ‘vencedores da prova’ . O reporter Raimundo Mascarenhas fez um breve comentário da sua audácia e ele diz que está ‘bom todo’. Mas o repórter pensou.. Há quem diga que o esforço no retorno é bem maior… Mas deu tudo certo, Jorge deve receber um puxão de orelha do seu médico pela estripulia e ao mesmo tempo receber os parabéns pelo êxito alcançado na cirurgia.
Para descer todos os santos ajudam; repórter e policiais também
Já estava as escuras quando o grupo que acompanhou o governador Jerônimo deixou a igreja do alto da Santa Cruz, incluindo o repórter Raimundo Mascarenhas do Calila que observou a dificuldade enfrentada por um cidadão com deficiencia nos dois pés por duas vezes se desequilibou e por pouco não caiu sobre as rochas algumas pedras pontiaguadas. Ele se ofereceu para ajudar o cidadão que passou a segurar em seu braço enquanto realizava uma verdadeira escalada no ponto mais complicado do percuso. Militares que faziam a segurança do governador se aproximaram e passaram a iluminar o trajeto com lanterna e outro ofereceu o ombro amigo. O militar a todo instante perguntava se ele não gostaria de parar um pouco, já que seus pés descalços mostrava sangramento e ele forte e determinado como grande sertanejo se manteve forte e firme na caminhada, que naturalmente passava mais energia a que lhe ajudava.
Mais a frente outro grupo já conduzia a esposa do homem, ela que demonstrava dificuldade talvez por estar acima do peso. Ambos foram deixados em um local mais aberto e plano, mas a missão ainda era muito grande, diante disto a PM solicitou que dois bombeiros civil que trabalhava na festa subisse a serra para dar suporte ao casal.