Geral

INMET emite alerta de temporal na Bahia a partir desta quarta-feira (15)

O temporal atinge principalmente o litoral e faixa leste do estado, com influência de fortes ventos úmidos do oceano

Foto ilustrativa

 O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de temporais, com ventos intensos (40-60 km/h), tempestade de raios e chuvas de até 50 mm/dia em parte do estado da Bahia, iniciando nesta quarta-feira, 15.

Os temporais atingem principalmente a faixa litorânea/leste do estado – vale observar que, no extremo sul da Bahia, já foram registrados temporais deste a noite de segunda-feira (13).

O alerta tem foco em municípios da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano (Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Itaparica, Vera Cruz, Santo Amaro, Cachoeira e Maragogipe) e Litoral Sul e Baixo Sul (Ilhéus, Itabuna, Valença, Cairu, Camamu, Itacaré, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Prado, Caravelas e Eunápolis).

Fortes ventos podem causar queda de árvores de grande porte e arremesso de objetos, danificando a rede elétrica (fiação e equipamentos). Por isso, a Neoenergia Coelba está com o efetivo de profissionais reforçado e alerta a população sobre os riscos com a rede de eletricidade.

Os engenheiros e técnicos que atuam no Centro de Operações Integradas (COI) seguem monitorando de perto os impactos do clima no sistema de distribuição de energia no estado. Através do COI, a Neoenergia Coelba pode realizar a recomposição a recomposição automática e remota da energia em diversos pontos da rede, reduzindo o tempo de restabelecimento do serviço.

Orientações de segurança

Os cuidados com a eletricidade são fundamentais para evitar acidentes durante temporais. A Neoenergia Coelba reforça importantes orientações para garantir a segurança de todos:

  • Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Neoenergia Coelba pelo número 116.

  • Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e não permita que ninguém se aproxime. Ligue para a Neoenergia Coelba (116) e para os Bombeiros (193).

  • Procure abrigo seguro, longe de janelas e portas metálicas durante as tempestades de raios;

  • Não realize reparos ou suba em telhados durante a chuva, como instalação ou manutenções de antenas;

  • Em caso de alagamento da residência, comércio ou indústria, desligue o disjuntor geral e retire aparelhos das tomadas.

Por: Litiane de Oliveira Agênciaat