Maior cabo eleitoral e principal responsável pela votação da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) em Tucano; o prefeito Jose Rubens Arruda (PSB) é o maior vitorioso do processo eleitoral. Depois da vitória do governador Jaques Wagner (PT) e da senadora Lídice da Mata (PSB)- que além de aliada é amiga pessoal, ele está feliz com a eleição da primeira mulher a comandar os destinos do país nos próximos quatro anos. “2010 é o ano mais feliz desde minha vitória em 2004, quando despachamos os urubus da prefeitura”, desabafou o líder socialista.
Ao conquistar 78,84% dos votos válidos para a ex-ministra da Casa Civil, o prefeito José Rubens começa a colocar em ação seu mais novo projeto eleitoral, ganhar consecutivamente sua terceira eleição. Para isso possui nada mais nada menos de que dezoito pré-candidatos em seu agrupamento político. Além do vice-prefeito Gildásio Penedo, correm por fora o historiador Sóstenes Bittencourt, o empresário Ronaldo Ramos de Macedo (Nadinho) e a futura presidente da câmara – a experiente vereadora Luciene Anicácio de Jesus (Branca), dentre outros nomes de menor densidade eleitoral como o empresário Adilson Prado que já tentou ser vereador por duas vezes, mas não conseguiu êxito.
“Estou feliz, apesar das muitas mentiras ditas pela oposição, todos os candidatos que apoiamos se deram bem nas urnas”, comemorou Rubinho. E adiantou: “As mulheres estão com tudo, em 2012 não será diferente”, gargalhou para uma roda de correligionários movida a cerveja.
A vereadora Luciene Anicácio (PSB) circula com desenvoltura pelo interior do município deixando claro que topa a empreitada. “Estou na vida pública desde 1982 e não tenho medo de desafios, minha vida é conduzida por Deus.”
Enquanto nas hostes governistas há um batalhão na fila para ser candidato a suceder o prefeito Rubens Arruda, seus opositores se dividem entre o suplente de vereador José Moura-PTB (conhecido como penedinho) liderança responsável pelos 1.600 votos obtidos pelo candidato derrotado a deputado federal Benito Gama (PTB) e a mais nova atração do mundo político – o jovem empresário Radamés Almeida (PRB). Ele mudou sua pacata rotina e passou a freqüentar todos os eventos sociais da cidade. É presença obrigatória em sepultamentos e até mesmo em “aniversário de boneca”, na gira local, pois numa ação de onipresença é visto quase que simultaneamente em todos os quatro cantos da cidade. “ele tem fôlego de sete gatos”, brinca um sindicalista que prefere não se identificar.
Mal o Tribunal Superior Eleitoral anuncia o resultado de uma eleição, a classe política já movimenta as primeiras peças do xadrez de 2012.
Por: Márcio Barreto