A chapa do candidato de oposição ao Governo da Bahia, ACM Neto, desde a pré-campanha vem omitindo o nome de candidato a presidente da república, nem mesmo o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) considerado um defensor do presidente, o qual goza de grande prestigio e exerce forte poder dentro da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Parnaíba e do São Francisco (CODEVASF), responsável pela liberação de recursos pra centenas de municípios para execução de obras de asfalto e compra de máquinas pesadas, não cita o presidente em seu discurso em evento com a presença de Neto.
Em Conceição do Coité em momento algum as lideranças que fizeram uso da palavra citaram o nome do presidente, até que tiveram a ideia de fazer uma chamada através do celular para o ex-prefeito Éwerton Rios, popularmente conhecido Vertinho que não se fez presente por está se recuperando de uma cirurgia, ele disse que todos que lá estavam sendo apoiados por Marcelo eram também seus candidatos, porém, afirmou que votaria com Bolsonaro para reeleição de presidente, fez um breve comentário e destacou como “um homem de coragem”.
Vertinho ao citar o presidente, alguns eleitores se manifestaram favoráveis ao comentário dele, mas pareceu não ter caído bem entre as lideranças no palanque, alguns deles trocaram olhares com certa desconfiança.
Depois de Vertinho outros oradores falaram e nem de longe lembraram de Bolsonaro, até que chegou o momento do discurso do prefeito Marcelo Araújo que já tinha declarado apoio ao presidente em público durante eventos no município e fez adesivos com sua foto e do presidente.
Logo no início do discurso enquanto fazia os cumprimentos, Zé Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana e coordenador da campanha de Neto se aproximou do ouvido de Marcelo e falou algo, o prefeito deu continuidade e por duas ou três vezes citou o apoio do Governo federal de quem recebeu ajuda e a aposta dele na eleição da Cacá Leão para o Senado, que segundo o gestor vai cobrar pra ele conseguir junto ao Governo federal, recursos para despoluir o açude de Itarandi.
Quase ao final do discurso, Marcelo começou os comentários sobre a importância da população votar em Luciano Araújo para deputado estadual, Elmar Nascimento para federal, Cacá Leão para senador e ACM Neto governador. “E eu não posso deixar de pedir aqui o voto a vocês para o nosso presidente que tem nos ajudado muito, Jair Messias Bolsonaro. Com esse time meus amigos, eu quero dizer a vocês aqui nesse momento, que se a gente conseguir demonstrar força pra o nosso presidente, pra o nosso governador, eu estou disposto a encarar mais um desafio de mais quatro anos para servir ao povo coiteense com ACM Neto” finalizou o prefeito.
Assim como aconteceu quando Vertinho mencionou o presidente houve uma reação silenciosa e desconfiada por parte de alguns lideres.
Vale lembrar que na Bahia Bolsonaro tem seu candidato a governador que é João Roma, no entanto, Marcelo Araújo tem a opção de apoiar Neto que sofre retaliações por parte de alguns bolsonaristas mais radicais.
Veja o discurso completo de Marcelo
Ver essa foto no Instagram
O principal rival de ACM Neto na disputa do Governo da Bahia é o candidato apoiado pelo governador Rui Costa que também cumpriu agenda no território do sisal neste domingo, começou com uma carreata em Retirolândia, passou também por Valente, São Domingos, Santaluz, Queimadas, Cansanção, e encerrou com um grande comício em Monte Santo.