Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, em Brasilia, uma Sessão de Premiações e Condecorações do Senado Federal, ou seja, a Terceira edição do Prêmio Adoção Tardia.É um reconhecimento às pessoas e instituições que se destacam na integração de crianças e adolescentes fora do perfil mais procurado.
Adoção tardia refere-se ao acolhimento de que tem a partir de 3 anos de idade, das crianças e adolescentes com irmãos, com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde.
A solenidade foi conduzida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e contou com a presença dos também senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Angelo Coronel (PSD-BA) na composição da mesa.
Receberam o Prêmio Adoção Tardia: Lorena Miranda Laranja do Amaral, juíza do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); Perilo Rodrigues de Lucena, juiz da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande (PB), e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), pela campanha “Filhos são eternos bebês”, prêmio este entregue ao desembargador Salomão Resedá coiteense que por muitos anos foi juíz da infância em Salvador e atualmente é titular da Coordenadoria de Infância e Juventude do TJBA.
O senador Fabiano Contarato em sua fala disse que a sessão tratava um assunto que pra ele é um tema de muita responsabilidade, mas que também é fonte da maior das alegrias de sua vida, “são conhecidas as agruras por que passei junto com meu esposo Rodrigo para adoção de nossos filhos. Nós enfrentamos os preconceitos mais entrincheirados da sociedade brasileira (…) veja o discurso completo no vídeo abaixo, assim como todo ato que durou cerca de uma hora e 5 minutos.
O senador Angelo Coronel que fez a indicação do prêmio, em sua breve explanação sobre adoção no Brasil e com destaque ao seu estado Bahia, ao se referir ao desembargador Salomão Resedá falou com a intimidade de quem conhece a sua história e o amor que tem pela sua cidade natal, Conceição do Coité-BA.
Dr Salomão Resedá após receber a premiação das mãos de Angelo Coronel, disse que a tradução do agradecimento é uma tarefa de dificil execução, “alguns traduzem o agradecimento pelas palavras eloquentes, outros pelos bombásticos discursos, outros tantos por gestos comovedores que chama a atenção de todos.Eu nao possuo nenhuma dessas qualidades, mas me esforçarei com minhas modestas, pálidas e descoloridas a manifestar o sentimento que profundamente atinge o meu espírito”.
Ao direcionar os agradecimentos a Angelo Coronel que lhe trouxe a mente, “o paraíso terrestre onde abri os olhos para à vida, um pedaço do céu, caído na terra, a minha querida Conceição do Coité. Clique abaixo e assista ao video na íntegra