• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
sábado, maio 16, 2026
Calila Noticias
  • Inicial
  • Coité Folia 2026
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Política

Prefeitos que não apoiaram Jerônimo em 2022 participam do PGP em Jacobina e sinalizam aproximação com grupo governista

A atual prefeita de Jacobina, e os prefeitos de Várzea do Poço e Ourolândia sinalizaram apoio

Por Redação CN
16 de maio de 2026
Prefeitos que não apoiaram Jerônimo em 2022 participam do PGP em Jacobina e sinalizam aproximação com grupo governista
163
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp
0:00
POSTU

A plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) realizada neste sábado, 16, em Jacobina também foi marcada por importantes movimentos políticos envolvendo prefeitos e lideranças municipais que, na eleição passada, não estiveram no palanque do governador Jerônimo Rodrigues, mas que agora já demonstram aproximação com o grupo governista para a disputa eleitoral de 2026.

Nos bastidores do evento, lideranças políticas presentes comentavam que o PGP de Jacobina acabou funcionando não apenas como espaço de debate sobre propostas para o futuro da Bahia, mas também como uma demonstração pública do crescimento da base política liderada por Jerônimo Rodrigues em municípios onde anteriormente o governador não teve apoio político.

Prefeito de Várzea do Poço recebeu ACM Neto recentemente, mas agora participa do PGP ao lado da base de Jerônimo

O prefeito de Várzea do Poço, Dr. Everson Marcos Matt, filiado ao União Brasil, foi um dos nomes que mais chamaram atenção. No dia 3 de agosto de 2025, o gestor recebeu em seu município o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, durante as comemorações de aniversário da cidade.

Entretanto, durante o Programa de Governo Participativo (PGP), Dr. Everson adotou um discurso alinhado à base do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula. O prefeito afirmou que ACM Neto representa na Bahia o projeto político de oposição ao presidente Lula e destacou que a parceria entre Jerônimo e o Governo Federal vem beneficiando o município de Várzea do Poço com obras, entregas e políticas públicas.

Prefeito de Várzea do Poço (de branco)

Durante o pronunciamento, Dr. Everson também declarou apoio ao presidente Lula e afirmou que ACM Neto não faz parte do grupo político de sustentação do presidente da República. Segundo ele, Jerônimo Rodrigues está ao lado de Lula e das políticas públicas que vêm sendo executadas em parceria entre os governos estadual e federal.

“O apoio, com certeza, será retribuído para aqueles que nos ajudam. Então é importante sabermos quem está ao lado da nossa população, quem está ao lado do povo de Várzea do Poço”, afirmou o prefeito durante o evento.

Prefeita Valdice Castro participa do PGP e gesto político chama atenção nos bastidores

A prefeita de Jacobina, Valdice Castro, filiada ao MDB também foi um dos nomes que mais chamaram atenção durante a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) realizada neste sábado.

Na eleição passada, nem ela e nem o ex-prefeito Leopoldo Passos, seu esposo, que governou o município por três vezes, apoiaram a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia. Leopoldo não participou da plenária. Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, a ausência ocorreu pelo fato de ele não gostar muito de ambientes com grande concentração de pessoas.

Prefeita Valdice ao lado do deputado Luciano Araújo que também estava no palanque oposto em 2022

Entretanto, durante o pronunciamento realizado no evento em Jacobina, mesmo sem declarar explicitamente a palavra “apoio”, Valdice sinalizou politicamente alinhamento com a chapa liderada pelo governador, em um gesto interpretado por lideranças presentes como um movimento claro de aproximação do grupo governista para as eleições de 2026.

Jaques Wagner defende apoio do governo a Valdice e cita resultado da última eleição em Jacobina

O senador Jaques Wagner, do PT, que deverá disputar a reeleição ao Senado Federal, também fez um discurso com forte conteúdo político. Ao tratar da relação política do governo estadual com o município, Wagner afirmou que, mesmo tendo apoiado na eleição passada a candidatura de Mariana Oliveira, do PSB, que ficou na segunda colocação na disputa municipal, o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues respeitou a decisão da maioria da população de Jacobina, que elegeu Valdice Castro prefeita do município.

Segundo Wagner, por essa razão o governo estadual tem mantido parceria administrativa e política com Valdice Castro. A fala do senador foi acompanhada no palanque pela própria Mariana Oliveira, que também participou do evento e aplaudiu o pronunciamento de Jaques Wagner ao tratar do assunto.

Outro detalhe observado nos bastidores políticos do evento foi a ausência de Tiago Dias, que disputou a eleição municipal pelo PCdoB e terminou a disputa na terceira colocação. Segundo comentários de lideranças presentes no evento, Tiago Dias hoje estaria politicamente alinhado ao grupo liderado por ACM Neto.

Prefeitos do União Brasil ganham destaque no PGP e plateia reage com gritos de “venha, venha, venha”

Outro momento que chamou atenção durante a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) em Jacobina foi a participação de prefeitos filiados ao União Brasil e que historicamente estiveram ligados politicamente ao grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Um dos episódios mais comentados aconteceu no momento da chegada do prefeito de Ourolândia, José Raimundo de Souza, conhecido politicamente como Zé do Povo. O gestor chegou ao evento já no final da plenária e acabou sendo chamado pelo governador Jerônimo Rodrigues para se aproximar da frente do palanque.

Zé do Povo prefeito de Ourolândia

No momento em que o nome do prefeito foi anunciado, parte da plateia começou a gritar de forma intensa a expressão “venha, venha, venha”, em uma manifestação interpretada nos bastidores como incentivo público para que o gestor passe a integrar oficialmente a base política do governador.

Zé do Povo é irmão do ex-prefeito Antônio Araújo, considerado uma das principais lideranças políticas da situação em Ourolândia. Antônio Araújo foi o primeiro prefeito do município após a emancipação política de Jacobina e o grupo político da família historicamente sempre esteve ligado aos partidos de direita e, mais recentemente, ao União Brasil.

Outra característica política observada nos bastidores do evento é que, desde a emancipação de Ourolândia, praticamente todas as gestões municipais estiveram ligadas ao campo político da direita. Apenas uma administração não seguiu esse alinhamento histórico. Mesmo assim, naquele período, o prefeito eleito teve inicialmente o apoio do grupo liderado por Antônio Araújo, rompendo politicamente apenas no decorrer do mandato, quando acabou se filiando ao PT.

Ao lado do prefeito de Várzea do Poço, Dr. Everson Marcos Matt, Zé do Povo acabou sendo apontado durante o evento como uma das principais referências políticas do União Brasil presentes no PGP de Jacobina e que demonstraram aproximação com o grupo liderado por Jerônimo Rodrigues, apesar de ambos terem histórico político ligado ao campo de apoio de ACM Neto.

O ambiente político observado durante o PGP reforçou a avaliação de integrantes da base governista de que o evento em Jacobina teve forte simbolismo político, principalmente pela presença de lideranças municipais que anteriormente estavam distantes do grupo liderado por Jerônimo Rodrigues e que agora já aparecem participando de atividades ligadas ao projeto político do governador para o próximo período eleitoral.

Relacionadas Matérias

PGP em Jacobina reúne multidão, movimenta pré-candidaturas e tem clima de convenção política da base de Jerônimo

PGP em Jacobina reúne multidão, movimenta pré-candidaturas e tem clima de convenção política da base de Jerônimo

16 de maio de 2026
Com 30 dias de festa, prefeitura de Coité divulga a programação do Circuito Gonzagão

Com 30 dias de festa, prefeitura de Coité divulga a programação do Circuito Gonzagão

16 de maio de 2026

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Coité Folia 2026
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In