A obra da unidade escolar de educação infantil que está sendo construída na Comunidade de Barreira, a 06 km da sede, de Barrocas, onde moram 120 famílias, está quase pronta. A unidade faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Governo Federal foram gastos R$ 757.392,73l, recursos conveniados com a Prefeitura local.

A unidade escolar é composta por seis salas de aulas com dimensão de 08 x 06 metros, sala de informática medindo 3,92 x 06 metros, área administrativa, onde serão construídas as salas dos professores, arquivos, diretoria e secretaria.
A área de serviço será composta por dois sanitários, cozinha, vestiário e será toda adaptada para cadeirantes. Anexo a construção, já existe uma quadra poliesportiva, que também será utilizada pelos 400 alunos que estão previsto utilizar a unidade.

Infraestrutura – Paralelo a unidade escolar, a Prefeitura está construindo um serviço de infraestrutura. Toda extensão na frente da escola já foi calçado com paralelos e esta sendo construída uma Praça com quiosque e o sistema de abastecimento d’água. Segundo o prefeito José Almir Queiróz (PR), a unidade escolar, é mais do que uma grande obra. É um enorme projeto cidadão. “Precisamos ver aquela obra além do concreto, claro, trata-se de uma obra magnânima, só não podemos nos esquecer que por detrás daquelas paredes há uma questão educacional fundamental para os moradores de toda região, incluindo Alagadiço, Periquito e também de toda região da Barreira”, falou. Ainda segundo Almir, uma das prioridades do seu governo é a criar condições para que todos tenham qualidade de vida no local onde mora. “Barreiras e toda esta região, sempre se destacaram nas lutas das organizações sociais e nada mais justo de atender as reivindicações de um povo que se organiza e quer viver de forma digna, com as mesmas condições que uma cidade oferece. Se depender de mim faremos chegar todos os benefícios necessários aquela comunidade”, concluiu Almir de Maciel, como é conhecido o prefeito.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas