Ednésio Santiago de Carvalho, 50 anos, tem uma historia muito curiosa, primeiro vamos iniciar pelo que está na mídia, à retirada de barba de personalidades como Bell Marques do Chiclete com Banana e o governador da Bahia Jaques Wagner. Bell recebeu da multinacional Gillette a bagatela de R$ 2 milhões para retirar a barba que não tirava há mais de 30 anos, o cantor participou do carnaval de “cara lisa”.
O governador Jaques na sexta feira da paixão participava de um fórum e resolveu fazer à proposta a mesma empresa que pagou a Bell, ele foi mais modesto ofereceu a barba de 34 anos por R$ 500 mil, a proposta foi aceita e menos de três semanas depois também retirou e a quantia foi destinada ao Instituto Airton Senna.
Ednésio Santiago não é tão famoso quanto Bell e Wagner, mas teve seu momento de fama no ano de 1975 quando o governador da Bahia, na época Roberto Santos promoveu um concurso entre estudantes de escola pública e o aluno que conseguisse a primeira colocação seria governador mirim da Bahia por um dia. Ednésio conquistou o primeiro lugar e teve a oportunidade de sentar-se a cadeira de governador, na ocasião toda imprensa da Bahia acompanhou a sua posse.
A retirada do bigode – Segundo ele só havia tirado uma vez acidentalmente, “fui aparar e acabei cortando demais, como ficou desarrumado acabei tirando” disse.
Falou também que não tirou o bigode em função de ninguém, e fez isto há mais de trinta dias muito antes de Wagner. Questionado porque não colocou o bigode a venda, ele sorriu, “que nada foi uma decisão minha e o bigode desceu pelo ralo” contou humorado.
Ednésio tem larga experiência no que diz respeito à consultoria a prefeituras e câmaras.
Técnico em Contabilidade, tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas, tem pós-graduação em administração publica municipal, em psicopedagogia e em psicanálise clinica.
Foi secretário das prefeituras de Cardeal da Silva e Entre Rios, vereador e presidente da Câmara de Cardeal da Silva, prestou serviço de assessoria legislativa para câmara municipais da região. Ichu, Candeal, Tanquinho, Ipecaetá, Pé de Serra, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Gavião, Capela do Alto Alegre, Santaluz, Queimadas e Retirolândia.
Manteve por nove anos um dos mais importantes provedores de internet na região (Sisalnet e cidade21).
Atualmente é agente legislativo concursado pela câmara municipal de Conceição do Coité, presta serviço de assessoria legislativa para Prefeitura de Tanquinho, mantém o site de diários oficiais dos municípios e atende como psicanalista nas cidades de Conceição do Coité e Santaluz.
Voltando a questão do bigode disse que foi bem aceita a ideia da retirada e apenas duas pessoas lamentaram. “Enquanto a preguiça não bater vou tirar sempre” falou.
Por: Raimundo Mascarenhas