Numa reunião sexta-feira (11) à noite na residência do prefeito de São Domingos Izaque Júnior, onde estavam presentes os prefeitos Jorge Flamarion, de Tanquinho, Ubaldino Amaral, Valente, Claudinei Xavier, Capela do Alto Alegre, José Ricardo Requião, Miguel Calmon e a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus e o superintendente da CAR, Dermeval Oliveira, foi “lançado” por Izaque Junior e outros prefeitos, o nome do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) e atual presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB para sucessão do governador Jaques Wagner. A reunião que tinha como objetivo de congraçamento pela abertura da feira da Agricultura Familiar terminou por ingressar na pauta as eleições de 2014.
A prefeita Quitéria disse que seria muito bom e vai trabalhar neste sentido, que o próximo governador do estado seja um ex-prefeito, pois saberá na prática a realidade dos municípios, principalmente na questão da saúde, onde todos lutam para ter qualidade nas suas comunidades, porém faltam recursos. “Creio, caso isto aconteça, faremos uma revolução nos nossos municípios”, falou Quitéria Mendes.
Para o prefeito de Ubaldino Amaral, acabou no Brasil a política de cima para baixo e reconhece que Luiz Caetano tem futuro e pode mesmo pensar no governo da Bahia. “Tomando como exemplo o município de São Domingos, que recebe coeficiente de 0,6 do FPM, sabemos que não é fácil administrar com pouco recurso e muita necessidade de realizações que melhore a vida do povo”, reconheceu Amaral.
Ele, durante seu pronunciamento, falou que o prefeito Izaque Júnior tem “se virado” e na região talvez seja o município que mais tenha obras em andamento, resultado de recursos das emendas parlamentares e isto tem lhe deixado feliz, pois São Domingos foi emancipado de Valente e após vinte anos, o município mãe recuperou sua população e aumentou o coeficiente. “Dai a necessidade de ter um governador que conheça esta realidade na prática”, concluiu Ubaldino Amaral.
A presidente da Câmara de Vereadores de São Domingos, Givalda Vieira dos Santos, mandou um recado para os “sugadores de votos”, que no interior ninguém quer ser “vaqueirinho” de votos, principalmente os vereadores, que são os primeiros a serem procurados pelas pessoas. “Fico feliz com esta possibilidade de Caetano ser candidato a governador. Conheço sua história, admiro seu trabalho e como homem que veio do interior, foi para Camaçari, onde foi prefeito por três vezes, compreenderia muito bem o que sofre o politico do interior”, desabafou Gigi, como é chamada na região.
Caca, como é conhecido o prefeito de Miguel Calmon, disse que Caetano é o grande expoente da política baiana e todos confiam na UPB por causa do trabalho que vem realizando na defesa do municipalismo.
Confirmada a pré-campanha – O prefeito Izaque Pinheiro abriu seu pronunciamento dizendo ao colega Luiz Caetano que começava ali a pré-campanha e o chamou de futuro governador. “Começa agora Caetano a nossa caminhada, esperamos que seja também a vontade do governador Jaques Wagner e aqui em São Domingos, pode contar com todos os partidos da base, desde o PT, PP e PDT”, falou Júnior.
Luiz Caetano reside em Camaçari há 33 anos, foi vereador por dois mandatos, prefeito três vezes e deputado estadual.
Ele disse que conhece bem o sofrimento do povo e que faz parte do projeto iniciado pelo ex-presidente Lula, sequenciado pela presidente Dilma Rousseff no Brasil e na Bahia pelo governador Jaques Wagner, que vem lutando pela transformação da vida das pessoas. “A vida do povo melhora se este povo se envolver na política e acertar na escolha dos seus governantes”, falou Caetano com a postura de candidato.
Josias disse que faz política com dedicação e foi à cidade atendendo ao convite do prefeito Izaque Júnior e sempre que pode, vai ao município. “Estivemos aqui na articulação para eleição de Caetano a presidente da UPB”, lembrou o parlamentar.
Ele participou do encontro na residência do prefeito e ouviu do presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais Nilton Santos Araújo que negocia as parcerias independentes das ideologias políticas e não se preocupa com partido. Nilton é irmão de Elizangela Santos, cotada para ser a candidata à vice-prefeita na chapa de Hildebrando Neto Rios Carneiro, “Bando”, que deixou o PMDB e filiou-se ao PT, por onde vai disputar a Prefeitura em 2012.
Encontro com o PT – O deputado federal Josias Gomes até que tentou um encontro entre Luiz Caetano com um grupo de petista no estádio municipal, onde aconteciam os shows de abertura da AGRIFAM. O parlamentar justificou a intensa agenda cumprida pelo prefeito de Camaçari durante a sexta-feira. No estádio, Josias se encontrou com os petistas de São Domingos, onde falaram sobre as eleições de 2012 e com Ismael Ferreira, que deverá disputar a eleição pelo partido a prefeito de Valente.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas