O Décimo Sexto Batalhão iniciou na manhã desta terça-feira, 02, a Ronda Maria da Penha. Como resultado das demandas do Comitê Integrado de Segurança Pública-CISP e contando com as parcerias do Ministério Público, CEAPA e o Centro de Referência Dandara, deram-se início as ações que tem por finalidade combater e prevenir a violência de gênero no âmbito doméstico e familiar, garantindo desta forma a aplicação dos direitos previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) às mulheres com medidas protetivas de segurança.
As guarnições serão compostas pelo efetivo ordinário de acordo com escala e roteiro, preferencialmente com a presença de uma policial feminina (Pfem).A ronda foi precedida por uma breve capacitação aos policiais de serviço ministrada pelo CEAPA, a fim de apontar o perfil e visão do agressor e pelo Dandara objetivando conhecer a visão das vítimas de agressão.
Guarnição do 16˚BPM é abordada por um cidadão
Uma guarnição do 16º BPM foi abordada pelo coiteense, mas que fez carreira profissional em Serrinha Antônio César Ramos (foto), Farmacêutico e Bioquímico, funcionário da Fundação Nacional de Saúde. Segundo declarações do servidor público o fato foi motivado pelo elevado grau de satisfação com o trabalho desenvolvido pelo 16˚ Batalhão nos últimos dias.
O mesmo relata que em um único dia e, em horários diferentes, pode observar a rotatividade do policiamento em vários lugares na cidade. Afirma que na chegada da cidade foi abordado por uma guarnição, ao passar na Praça Morena Bela deparou-se com outra ação da PM, seguindo pela Avenida Luiz Viana Filho e chegando ao ponto de Araci encontrou outra equipe. Mas segundo ele não terminou ali, se dirigiu ao Shopping da cidade e lá mais uma vez a PM. Já chegando em sua residência no bairro vaquejada e ao avistar uma outra viatura, não se conteve e seguiu a guarnição tendo-a abordado em seguida para relatar o seu grau de satisfação com as ações da Policia Militar.
Antônio César foi visitado na manhã desta terça-feira pela Assessoria do Comando em seu local de trabalho, onde pode ser entrevistado e convidado para um encontro com o Comandante.
Redação CN * informações e fotos: ASCOM 16º BPM